Turismo


Montes Claros é uma cidade onde predomina o turismo de negócios, comportando eventos e feiras coorporativas, com a capacidade de germinar novos empreendimentos e fortalecimento da prestação de serviços. Destaca-se, nesta perspectiva, os eventos anuais como a Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros – FENICS -, apresentado anualmente as inovações dos setores mais dinâmicos da economia, fortalecendo o networking empresarial e gerando milhões de reais em novos negócios. O Calendário anual de feiras e eventos de negócios, conta ainda com a tradicional exposição agropecuária de Montes Claros (EXPOMONTES), trazendo as novidades e lançamentos do setor agropecuário. 

Hotéis, centros de convenções, bares, restaurantes e demais atores do trade turístico fazem da cidade de Montes Claros um lugar com capacidade de receber bem o seu visitante. Ademais, o aeroporto do município e o terminal rodoviário dão segurança e praticidade aos turistas e visitantes. 

O município se destaca com um importante polo industrial e acadêmico no Estado, por essa razão, atrai diversos turistas de negócio para a prospecção de novos empreendimentos, bem como possui a capacidade de atrair pessoal qualificado para ministrar cursos e palestras nas universidades e centros de pós-graduação do município. 

Ainda que o principal aspecto seja o turismo de negócios, a cidade de Montes Claros possui diversos atrativos culturas e ambientais, ofertando à população de Montes Claros e aos turistas hospedados, diversas opções de lazer e entretenimento, como o mercado municipal, o museu regional, e as belas igrejas espalhadas pela cidade, além dos tradicionais eventos culturais,  como as Festas de Agosto e a Festa nacional do Pequi, que celebram as manifestações culturais, a tradição e a culinária do povo Montesclarense. 

O potencial para o turismo ecológico é devido a grande variedade de complexos espeleológicos, como nas diversas cavernas e sítios catalogados no território do município. A Lapa Grande e a Lapa D’agua da Nascente são exemplos destes atrativos turísticos. 

 

Principais Atrativos Turísticos e Eventos Culturais de Montes Claros

A seguir são situadas as principais especificidades dos atrativos turísticos e os eventos culturais do município que estão inseridos dentro de uma cadeia da oferta de infraestrutura turística. 


Museu Regional do Norte de Minas

O Museu Regional do Norte de Minas reúne objetos raros que retratam a história da região. O local está dividido em quatro eixos temáticos: Meio Ambiente, Ocupação Territorial, Desenvolvimento Regional e Saberes, Fazeres e Celebrações.


Mercado Municipal

Expressão genuína da cultura norte mineira, o Mercado Municipal oferece ao visitante uma variedade de sabores da nossa região, como a cachaça, o requeijão, a carne de sol, os doces caseiros e o pequi. Os restaurantes servem pratos típicos como a carne de sol com mandioca, o arroz com pequi e o feijão tropeiro. Também é possível encontrar uma grande variedade de artesanato.


Igreja Matriz

A Igreja Matriz, situada na praça Dr. Chaves, representa a origem histórica de Montes Claros, quando ainda era Arraial de Formigas. A igreja é uma referência do estilo barroco e é a primeira igreja da Arquidiocese de Montes Claros.


Igreja Catedral

A Catedral Metropolitana teve sua construção iniciada na década de 20 e concluída em 1950. Tem características arquitetônicas no estilo neogótico, trazendo como elementos significativos o verticalismo, a rosácea, os vitrais, as terminações em agulha. Todas as suas janelas são de vitrais coloridos com detalhes dourados e prateados. 


Igreja dos Morrinhos

Inaugurada em 1886, a Igreja dos Morrinhos é um dos cartões postais da cidade. De edificação colonial simples e rústica, com decoração interior bastante singela, está localizada na Praça do Morrinhos, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade. Possui uma torre com sino e uma cruz de madeira no seu topo e paredes de adobe.

 

EVENTOS CULTURAIS

Feirinha de Artesanato

A Feirinha de Artesanato é realizada aos domingos na praça da Matriz. Nela os visitantes encontrarão uma variedade de itens como: artigos religiosos, artesanatos, bijuterias e acessórios, artigos de decoração, artes plásticas e comidas típicas com o bom e saboroso tempero do norte de Minas.


Festa Nacional do Pequi

Tradicionalmente no mês de dezembro, é realizado no município o evento onde se celebra a importância desse verdadeiro fruto do cerrado: O pequi. Diversas são as atratividades reunidas nesta data comemorativa, que vão desde os festivais de músicas regionais, exposição de artes e comidas típicas, muitas preparadas à base do Pequi.

 

TURISMO ECOLÓGICO

 

Parque da Sapucaia

O Parque Da Sapucaia se apresenta como uma excelente opção de lazer e diversão para quem procura desfrutar dos benefícios que a natureza proporciona. Contando com uma área de 302.000m², o parque oferece diversas opções de lazer, tais como trilhas para caminhada e área de piquenique.


 
Parque Municipal Milton Prates

Localizado a cerca de seis quilômetros do centro da cidade, o Parque Municipal Milton Prates se identifica é uma excelente alternativa para quem busca paz e tranquilidade. O espaço é ideal para receber famílias e esportistas, pois conta com a lagoa, pedalinhos, trilhas, além das lindas arvores de grande porte, tradicionais do cerrado.  

 

Parque da Lapa Grande

A 10 km do centro da cidade e com aproximadamente 7 mil Hectares de extensão, O Parque da Lapa Grande, se caracteriza por ser um lugar ideal para quem aprecia o intenso contato com a natureza. No parque, o visitante, acompanhado por um monitor, pode desfrutar de ótimas trilhas para caminhada, diversas pinturas rupestres e um complexo de grutas que valorizam ainda mais o local.