O projeto de reforma completa e modernização do Estádio Municipal Juvêncio Augusto Soares, conduzido pela Prefeitura de Montes Claros, chega à reta final com uma das etapas mais esperadas pelos amantes do futebol: o plantio do gramado. Os investimentos do Município contemplam a aplicação da grama Bermuda - variação "Celebration", já utilizada em alguns dos principais estádios brasileiros, como o Mineirão e o Maracanã, e reconhecidamente mais resistente ao pisoteio de atletas e de menor tempo de regeneração.
O Estádio receberá os jogos do Campeonato Mineiro da 1ª Divisão em 2026, com o acesso do North Esporte Clube. A tabela marca para o dia 14 de janeiro o primeiro jogo oficial no local, contra o Atlético Mineiro. Em meio ao andamento das obras e instalações como arquibancadas, vestiários e em outras partes do Estádio, o plantio da grama teve início na tarde dessa quarta-feira (03/12) e foi acompanhado pelo prefeito Guilherme Guimarães.
*NÚMEROS*
A área total só de aplicação da grama será de quase 9 mil metros quadrados, e somente nas primeiras horas de trabalho já foram instalados em torno de 1,1 mil metros quadrados. A grama vem no formato de rolos com 30 metros de comprimento e entre 70 a 80 centímetros de largura. Há um plástico protetor para a maior conservação e para se evitar a quebra das placas.
A aplicação é feita da esquerda para a direita (de uma lateral à outra do campo), com uma moderna máquina para a abertura dos rolos, que minimiza a compressão durante a instalação das placas de grama e ganha tempo na execução do serviço.
Se não houver a possibilidade de chuvas intensas, a projeção da empresa especializada que cuida do serviço específico do gramado é de executá-lo em sete dias, inclusive com sistema de plantão durante o final de semana à medida em que a carga for entregue. Os números revelam a dimensão do que representa o processo de colocação do gramado: serão 26 caminhões/carretas para o transporte.
Cada veículo comporta de 25 a 26 rolos de grama, que tem como origem as fazendas especializadas na região de Jardinópolis, no interior de São Paulo. A colheita é feita gradativamente para melhor conservação e menor desgaste durante o transporte.
"Há um critério de colheita, porque a grama não pode ser retirada debaixo de chuva em sua origem. O plantio é mais rápido por causa da técnica que a máquina nos oferece. Uma vez feito o plantio, caso chova, a água da chuva é rica em percentuais de nitrogênio, o que é extremamente benéfico à grama recém plantada", explica Avelino de Almeida Filho, administrador da empresa responsável pelo serviço, contratada mediante processo licitatório da Prefeitura.
Com um ou outro ajuste no cronograma, a Prefeitura de Montes Claros estabeleceu em agosto último uma linha de tempo para a modernização completa do estádio, e para isso formou uma força-tarefa administrativa, técnica e jurídica para cumprir as adequações necessárias no Estádio "Juvenção" dentro do prazo limite de vistoria determinado pela FMF - Federação Mineira de Futebol. Haverá conferência dos órgãos específicos: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Vigilância Sanitária (além da própria Federação).
Os trabalhos são conduzidos pelas secretarias de Esporte, Lazer e Juventude e de Serviços Urbanos, além da Esurb e da Secretaria de Agricultura, entre outros setores da Prefeitura.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025