O projeto "Sabores do Gerais: Negócio que dá frutos" conquistou o 3º lugar no Prêmio Boas Práticas "Patrícia Mendes", promovido pelo 3º CINTECS - "Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade Para Gestão Pública", realizado em Montes Claros, na semana passada.
O evento promovido pelo CODANORTE (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas) teve como objetivo promover a inovação, a tecnologia e a sustentabilidade na Gestão Pública.
O resultado confirma a importância e relevância deste trabalho, que valoriza a agricultura familiar e o agroextrativismo no Norte de Minas.
O Sabores do Gerais promove o mapeamento de empreendimentos, a valorização da cultura local e o fortalecimento do turismo gastronômico, mostrando que a inovação e o desenvolvimento rural andam de mãos dadas.
“Receber o Prêmio de Boas Práticas no Cintecs é uma grande honra e, ao mesmo tempo, um estímulo para seguirmos firmes em nossa missão. O Sabores do Gerais nasceu para valorizar os ingredientes locais e fortalecer a identidade gastronômica de Montes Claros e de todo o Norte de Minas. Este reconhecimento não é apenas do projeto, mas de um trabalho coletivo, conduzido pela Prefeitura de Montes Claros, que apoia e dá visibilidade ao esforço dos pequenos agricultores e agroextrativistas, dos bares e restaurantes e também das escolas que incorporam em seu dia a dia a riqueza da nossa cultura alimentar. É a prova de que quando unimos tradição, inovação e compromisso com o território conseguimos transformar a realidade e projetar os sabores do GERAIS para além de nossas fronteiras", destacou Sarah Melo, coordenadora do Sabores do Gerais.
SABORES DO GERAIS - O Projeto Sabores do Gerais é fruto de convênio entre a Prefeitura de Montes Claros e o Governo de Minas para promover o Turismo Gastronômico de Montes Claros, assim como o desenvolvimento comercial da cadeia de valor dos produtos da agricultura familiar e agroextrativistas dos empreendimentos participantes do APL (Arranjo Produtivo Local) do Pequi no Norte de Minas Gerais, contribuindo para a geração de oportunidades de negócios e venda de produtos in natura e beneficiados, bem como o enriquecimento cultural gastronômico.
O APL do Pequi e Frutos do Cerrado é uma política pública do Governo de Minas que busca fortalecer a cadeia produtiva desses frutos, incluindo o pequi, principal produto do bioma no estado.
A iniciativa visa o fortalecimento econômico local, tendo para mais a geração de renda e melhoria da qualidade de vida de agricultores e extrativistas.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025