Imagem de destaque TEMPO É DINHEIRO! - Tempo para abertura de empresas em Montes Claros cai 84% em três anos

TEMPO É DINHEIRO! - Tempo para abertura de empresas em Montes Claros cai 84% em três anos

09/08/2023 - 09:36 | atualizado em 11/08/2023 - 10:34
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Fábio Marçal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Segundo relatório divulgado mensalmente pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG), o prazo médio de abertura de empresas em Montes Claros foi de 13h54min em julho de 2023, ficando à frente de cidades como Belo Horizonte e Juiz de Fora.

O ranking contempla o prazo gasto para resposta da consulta de viabilidade, o prazo gasto pela Jucemg para o registro do ato e liberação do CNPJ, bem como o prazo gasto pelo município para liberação do alvará e inscrição municipal, e funciona como um instrumento comparativo para verificação de prazos e revisão dos fluxos municipais para formalização de empresas.

De acordo com a base de dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), o tempo médio de abertura de empresas no município no ano de 2020 era de 3 dias e 10 horas, reduzindo para 13h54min em julho de 2023, o que representa uma queda de 84%. Um dos fatores que contribuíram para essa queda foi desde a desburocratização nos serviços à implantação de tecnologias que resultaram em sistemas mais sincronizados.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Edilson Torquato destaca que “é muito bom ver esse resultado e isso significa que as ações tomadas pelos diversos órgãos da Prefeitura estão dando certo. Foi uma determinação do Prefeito Humberto Souto buscar otimizar todos os nossos setores para que a sociedade possa usufruir de um trabalho bem feito. Estamos caminhando para ter em Montes Claros não só uma qualidade de vida melhor, mas também agilidade nos processos, proporcionando mais desenvolvimento, emprego e renda”.

Dentre os benefícios trazidos pela melhoria no ambiente dos negócios está o estímulo ao crescimento das atividades econômicas nos municípios, o aumento de oferta de novos empregos, a geração de renda, a redução da informalidade empresarial, a agilidade na constituição da empresa, entre outros.