Imagem de destaque O PLANTIO É OPCIONAL, MAS A COLHEITA É OBRIGATÓRIA - Emater e Prefeitura distribuem sementes de feijão e milho para agricultores familiares

O PLANTIO É OPCIONAL, MAS A COLHEITA É OBRIGATÓRIA - Emater e Prefeitura distribuem sementes de feijão e milho para agricultores familiares

07/11/2023 - 10:06
ASCOM | Texto e Fotos: Rubens Santana | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Montes Claros, entregou na tarde dessa segunda-feira, 6, sementes de milho e feijão para agricultores familiares vinculados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ao menos 1,2 toneladas de feijão e milho foram distribuídos para 120 agricultores familiares.

A operação de distribuição foi feita na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e contou com a presença do vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, secretários, vereadores, servidores, extensionistas da Emater e agricultores de diversas regiões da zona rural. Vale ressaltar que a entrega priorizou aqueles produtores que já cultivam há mais tempo o milho e o feijão.

Ricardo Fróes, extensionista da Emater, destacou que “essa entrega representa muito mais que uma simples ação. São sementes produzidas com alta tecnologia, que garantem pelo menos três colheitas para esses produtores”.

O extensionista enfatizou ainda que o objetivo é realizar um banco de sementes para que outros agricultores também sejam contemplados. Com um saco de 10 quilos, é possível uma colheita de meia tonelada de grãos. “Através dessa entrega, iremos criar um banco de sementes já na próxima colheita. Isso significa que cada agricultor doará cerca de 20 quilos de sementes, que serão repassadas para outros agricultores. Isso fortalecerá ainda mais a agricultura familiar na nossa região”, afirmou.

Em seu discurso, Osmani Barbosa, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, observou que “são essas parcerias que proporcionam mais benefícios para nossa cidade. Avançamos muito, mas temos que avançar ainda mais, levando benefícios para o homem do campo”.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães enfatizou que “o objetivo da Prefeitura de Montes Claros é cuidar das pessoas. Os agricultores serão beneficiados, e poderão oferecer alimentos de qualidade para os estudantes das nossas escolas. Que a colheita seja farta para todos!”.

Margareth Gomes, produtora e presidente da Associação de Agricultores da Comunidade Quilombola de Monte Alto, resumiu: "foram muitos benefícios que ganhamos nos últimos anos. Quem imaginava que seríamos contemplados com asfalto, ligando a cidade aos principais distritos? Estamos sendo beneficiados em todos os sentidos. E, agora, o Município nos ajuda novamente, distribuindo uma semente de qualidade que vai garantir várias colheitas. Além disso, poderemos criar um banco de sementes que vai contribuir significativamente com a agricultura familiar".