Desde 2019, a Agência Municipal de Água, Saneamento Básico e Energia de Montes Claros (Amasbe) recebe, através dos canais de atendimento, denúncias relacionadas aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Por este meio, diversos problemas já foram solucionados em todas as regiões da cidade.
Somente em 2024 foram recebidas 485 denúncias. Deste total, 310 notificações e ofícios foram encaminhados à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), com 98,3% das reivindicações sendo atendidas.
Também no ano passado a Amasbe percorreu todas as unidades que compõem o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário para verificar suas condições de funcionamento. As equipes do município fizeram fiscalização constante nas estações de tratamento e elevatórias de água, reservatórios, além de estações de tratamento e elevatórias de esgoto.
Além disso, a Amasbe recebe mensalmente laudos com amostras coletadas para acompanhar as análises da qualidade de água distribuída à população. Em 2024 as denúncias mais recebidas pela Agência foram relacionadas ao vazamento de água, seguido por vazamento de esgoto.
Qualquer pessoa pode realizar uma denúncia à Amasbe. Para isso, é necessário já ter buscado atendimento junto à Copasa e estar com o número do protocolo. Vale destacar ainda que, a partir de agora, a Agência conta com o DEFIS (Denúncia e Fiscalização), novo canal de contato direto entre a Prefeitura e a população.
O novo sistema permite que as denúncias sejam feitas de forma anônima ou identificada. Se o cidadão quiser realizar uma denúncia anônima, basta acessar o site da plataforma sem se identificar.
Para realizar a denúncia identificada, basta realizar um cadastro simples no site, criando login e senha, o que irá garantir o acompanhamento de todas as atualizações relacionadas à reclamação. Para acessar a ferramenta, acesse o site https://amasbe.montesclaros.mg.gov.br.
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