A Serra do Mel ou Serra dos Montes Claros, também conhecida como Serra da Sapucaia, se apresenta majestosa aos montes-clarenses e visitantes neste período do ano, como se retribuísse a chegada das chuvas oferecendo um verde esplendoroso, misturado às cores da primavera. Um espetáculo da serra, que mais parece uma muralha a proteger os Montes Claros.
A serra foi tombada pela Prefeitura de Montes Claros, sendo desde então parte do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. Ela abrange uma área de cerca de 4 mil hectares, com muita mata nativa e diversas espécies da fauna e da flora regionais. A serra abriga o Parque Florestal da Sapucaia, que atualmente está recebendo uma reforma executada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA) da Prefeitura. O local será liberado em breve para a visitação pública.
Testemunha de muitas histórias, a serra pode ser vista de qualquer ângulo da cidade e, no seu topo, é possível desfrutar de um visual magnífico de Montes Claros. No local, esportistas realizam trekking, trilhas, mountain bike e contemplação da natureza.
O secretário de meio ambiente de Montes Claros, Soter Magno, ressalta que, além de oferecer toda a sua beleza natural, a Serra é uma importante fonte de água potável para a cidade, sendo responsável por grande parte de seu abastecimento. Para ele, é dever de cada montes-clarense a preservação da serra e de suas riquezas naturais.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025