O Parque Professor Antônio Jorge (Mangues) fica próximo ao Conjunto Habitacional José Corrêa Machado. É mais um dos parques que foram criados pela atual gestão, possuindo pista de caminhada de 2.800 metros de extensão e passarela sobre o Córrego Bicano. É sem sombra de dúvidas um ótimo local para a população praticar caminhada e contemplar a natureza.
O espaço conta com uma vasta mata nativa, que margeia o Córrego Bicano. Antes da criação do Parque dos Mangues, o local era utilizado para o descarte irregular de resíduos sólidos, trazendo vários prejuízos para a população e o meio ambiente. A criação do parque foi um importante ganho para os moradores da região, que ajudam na conservação do mesmo, denunciando as ações de vândalos.
No mês de abril, mais de 50 servidores das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Urbanos (SSU) foram envolvidos em uma força tarefa para limpar a área. A previsão é que no mês de setembro aconteça mais um mutirão de limpeza e conscientização.
O lugar recebe constantemente o plantio de mudas, promovido pela Gerência de Educação Ambiental da Prefeitura, com apoio de parceiros e da população em geral. Neste mês a rua lateral do parque recebeu pavimentação.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães, a limpeza do parque será realizada sempre que necessária, mas ele convoca a população a colaborar com o poder público, denunciando ações de vândalos e descartes irregulares.
Para o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Soter Magno, o parque, além de ser uma ótima opção de lazer e entretenimento para as famílias e para a prática de esportes, tem também sua importância na preservação da mata nativa e do Córrego Bicano, que corta a área.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025