Imagem de destaque AQUI NÃO! - Montes Claros lança o Ano Municipal de Combate à Violência Contra a Mulher

AQUI NÃO! - Montes Claros lança o Ano Municipal de Combate à Violência Contra a Mulher

18/12/2025 - 08:53
SECOM| Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: Vinicius Rocha

Com o objetivo de tornar a cidade mais segura, justa e inclusiva para todas as mulheres, a Prefeitura de Montes Claros lançou, nessa terça-feira (16), no hall de entrada da Nova Prefeitura, o Ano Municipal de Combate à Violência contra a Mulher.

O evento contou com as presenças do prefeito Guilherme Guimarães, do vice Otávio Rocha, vereadores, secretários e servidores municipais, bem como de representantes de entidades e órgãos protetores das mulheres.

Com o tema “Violência contra a Mulher: Aqui Não!”, a administração reforça o compromisso em promover políticas públicas que ofereçam proteção, acolhimento e conscientização para as mulheres, já que a violência contra a mulher ainda é uma das violações de direitos humanos mais graves no Brasil. Em Montes Claros, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, especialmente o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), tem percebido um aumento nas demandas relacionadas à violência psicológica, física, patrimonial e sexual. Diante do agravamento dos índices de violência, o prefeito Guilherme Guimarães assinou o Decreto nº 5.157, que elege o Enfrentamento da Violência Contra a Mulher como política pública oficial a ser adotada pela Administração Municipal no ano de 2026, orientando, de forma transversal, o planejamento, a execução e a integração das ações de todas as secretarias, órgãos equivalentes e entidades da administração indireta.

“A conscientização sobre a violência contra a mulher deve começar na escola, na primeira infância, para que as crianças cresçam cientes dos perigos de todas as formas de violência, especialmente a violência doméstica, que causa tanto sofrimento a mulheres e crianças. E para que elas não repitam essa violência contra seus futuros filhos”, comentou a pedagoga Euna Duarte Guimarães.

“Crianças que testemunham violência contra a mãe enfrentam sérios problemas psicológicos, causando o maior prejuízo da vida, que é a felicidade. Portanto, é fundamental que todos se unam contra qualquer forma de violência em casa, para que nossas crianças possam viver felizes sem a presença de abusos em seus lares”, disse a pediatra Dra. Janine Mendes de Lima Rocha.
O lançamento do ano municipal reforça a intenção do poder público de tornar Montes Claros referência nacional na promoção dos direitos e proteção das mulheres, mobilizando instituições públicas, sociedade civil e equipamentos governamentais para fortalecer ações de prevenção, proteção e promoção dos direitos das mulheres.

Recentemente, a Prefeitura de Montes Claros criou o Programa Escudo Rosa, estabelecendo um canal seguro e acessível de proteção às mulheres, integrando tecnologia aos serviços especializados e promovendo acesso rápido e eficiente aos mecanismos de apoio. Este escudo tem a função de promover o enfrentamento das situações de violência vivenciadas pelas mulheres no município, bem como, promover a cidadania por meio de ações globais e do atendimento multidisciplinar.

As assistidas receberão orientações sobre os diferentes serviços disponíveis para proteção e apoio jurídico. Serão realizadas ações integradas com a Rede Socioassistencial e Intersetorial e o Sistema de Garantia de Direitos, além de atividades de prevenção junto à comunidade e de qualificação profissional.