Preconceito, discriminação e até mesmo insegurança. São vários os obstáculos para que o público LGBTQIAPN+ conquiste espaço no mercado de trabalho. Para tentar solucionar a questão, a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Aceleração Econômica, construiu uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para oferecer cursos de qualificação para a comunidade.
As inscrições nos cursos Básico de Maquiagem, Técnicas de Alongamento de Unhas, Informática Básica: Sistemas Operacionais e MS Office, Alternativas Gastronômicas para Dietas Especiais e Atendente de Farmácia começaram no dia 29 de janeiro, data em que é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans, e se encerraram no dia 4 de fevereiro.
Julia Rocha decidiu se inscrever para fazer os cursos de alongamento de unhas e maquiagem. Para ela, a oportunidade é muito importante, pois ajuda na qualificação para a pessoa ir em busca da sonhada vaga no mercado de trabalho. “Enfrentamos muito preconceito no mercado de trabalho, por isto, a qualificação é tão importante para conquistarmos um lugar no mercado profissional.” afirma.
Já Camilly Victoria de Lima escolheu fazer o curso de atendente de farmácia. Para ela, a qualificação oferecida pelos cursos do SENAC é fundamental para que possam conquistar emprego e também renda. “Saber que existe essa parceria e que o público trans está sendo contemplado nos dá mais segurança, porque sabemos que não estamos sozinhas na sala de aula. Com certeza, essa é uma oportunidade para nos ajudar a conquistar uma vaga no mercado de trabalho e, por consequência, ter uma renda, para conseguirmos nos sustentar, o que ajuda muitas de nós a sair das ruas. Eu nunca precisei ir para as ruas, mas muitas vão, por falta de oportunidade, e os cursos ajudam a mudar essa realidade”, avalia.
Para Patrícia Jabbur, diretora de Qualificação, Emprego e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Social, a iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da comunidade LGBTQIAPN+ à formação profissional. “Já mantemos uma parceria consolidada com as entidades qualificadoras do Sistema S, incluindo o Senac, que possibilita a oferta de cursos gratuitos voltados à qualificação profissional e ao empreendedorismo. Iniciativas como essa facilitam a inserção do público LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho. Com o apoio do Sindcomércio, também conseguimos direcionar vagas ofertadas pelo setor comerciário para esse público, promovendo inclusão, competitividade e geração de renda, facilitando sua inserção no mercado de trabalho”, salienta.
A população LGBTQIAPN+ que engloba pessoas com diversas orientações sexuais e identidades de gênero (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexo, assexuais, pansexuais, não binários), representa hoje cerca de 15 milhões de brasileiros com 16 anos ou mais. Segundo Lívia Venturini, coordenadora de Políticas Sociais do Núcleo de Cidadania e Diversidade (NUCID), o grupo enfrenta diversos desafios no mercado de trabalho. “ O mercado é fechado para esse público, a empregabilidade é precária, principalmente para trans, travestis e não-binários. O preconceito é alto e a qualificação é baixa. Essa parceria com o Senac é uma ferramenta importante para revertermos essa estatística, para mudarmos essa realidade, reforça.
Assistente Social, especialista em saúde física e mental da população LGBTQIAPN+ do NUCID, William Martins da Silva afirma que a qualificação é muito importante divisor na vida da comunidade, pois abre as portas. “Esse é o primeiro passo, a qualificação. Depois vem a colocação no mercado de trabalho. A Prefeitura de Montes Claros já tem parceria com o SindComércio para a promoção de oferta de vagas para as pessoas trans. Isso faz toda diferença, pois a falta de renda muitas vezes é dificultador na construção do relacionamento familiar.”, frisa
Felipe Soares, consultor do Senac, não tem dúvida de que a qualificação leva à conquista de um lugar ao sol no mercado de trabalho. “A qualificação aumenta a probabilidade de encontrar uma vaga no mercado de trabalho, aumentando o índice de empregabilidade para qualquer pessoa. Aqui estamos oferecendo micro certificações e cursos rápidos, com duração de até 75 horas, o que acelera o processo. Todos são gratuitos e quem faz, recebe seu certficado”, assegura.
Para José Cândido (o Candinho), coordenador do NUCID, "esses cursos são importantes porque qualificam essa parte da população para o mercado de trabalho, porque a falta de qualificação tem sido um grande empecilho para a ocupação das vagas, que já existem. Com isso, combatemos a marginalização e promovemos dignidade para todos. Com essa parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Aceleração Econômica conseguimos firmar esse convênio com o SENAC para a oferta dessa qualificação".
O NUCID mantém também parceria com Cemig, que semestralmente abre 10 vagas de aprendiz para o público LGBTQIAPN+. A estatal financia o curso de eletricista industrial para os aprendizes, que durante o curso recebem da empresa um salário mínimo, vale refeição e vale transporte. Após o curso finalizado, eles são absorvidos pelas empreiteiras terceirizadas que trabalham para a Cemig.
A comunidade também tem apoio da Secretaria de Aceleração Econômica, que atua junto às empresas, indústrias e ao comércio, por vagas de emprego para essa população.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2026