Foi realizada na noite dessa segunda-feira, 12, no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, uma reunião especial para homenagear a professora de música Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva. A homenagem contou com a presença do prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, de deputados, representantes da Unimontes, do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez, da Câmara Municipal de Montes Claros, artistas e familiares da homenageada.
Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva fundou, em 1961, o Conservatório Estadual de Música Oscar Lorenzo Fernândez, em Montes Claros. O nome do conservatório foi uma homenagem ao seu pai, que era maestro e compositor. Marina Helena também fundou a Faculdade de Educação Artística (Faceart), atual Departamento de Artes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Ela faleceu em janeiro deste ano, aos 98 anos.
Durante a homenagem, Antonieta Silva e Silvério, filha da senhora Marina Lorenzo Fernândez, agradeceu pela homenagem à mãe em nome de toda a família. “Mãe costumava falar que fez tudo o que fez porque tinha muita gente apoiando. Ela tem razão, mas se ela conseguiu reunir tanta pessoa boa ao redor é porque ela tinha muita humildade e respeito pelo ser humano. Esta é uma homenagem que emociona todos os montes-clarenses”, destacou.

Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025