A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com o Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realiza, entre os dias 4 (Dia Municipal da Poesia) e 12 de outubro, o 36º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético.
O ano de 2022 marca o retorno das atividades presenciais, já que as duas últimas edições do evento foram realizadas de forma virtual, em função da pandemia da COVID-19. O tema deste ano, “Ciberpoemagia”, mostra justamente como cada um teve que se adaptar a este mundo virtual para sobreviver.
Durante os próximos dias, as atividades seguem em diversos pontos da cidade:
Na sexta-feira, 7, tivemos Poesia Circular na Escola Estadual Professor Alcides de Carvalho – Polivalente. Das 14 às 17 horas, na Escola Estadual Prof. Plínio Ribeiro, haverá o projeto “Vamos falar sobre poesia”, com Sidneia Simões.
A partir das 20 horas, no Centro Cultural, a noite será de homenagens especiais ao Vale do Jequitinhonha, com o lançamento dos livros “Mascate de Metáforas”, de Caio Duarte de Souza; “Coisas e não coisas”, de Joaquim Celso Freire; “Ancestralidade, coletânea de poetas negros”, de Jô Pinto; e “Letras que a Vida Escreveu”, de Gilberto Medeiros.
A noite de sexta também vai contar com as performances “Eu venho de uma terra...”, de Edinéia dos Santos; “Minha Vida”, com Elaine Ferreira da Silva; “E a vida?”, de Eliane Alkmim Ruas; “Mire e veja Riobaldo recitando Rosa”, de Ricardo Evangelista.
Para encerrar a sexta, o Centro Cultural recebe os espetáculos “Performance com Berimbau”, de Gean Carlo Souto Ferreira; “Poesia e Música”, de Marcos Lima; e Grupo Vox Montes.
No sábado, 8, a partir das 9 horas, haverá o lançamento coletivo de livros no Mercado Municipal Christo Raeff. Às 16 horas, no Centro Cultural, diversos artistas farão performances de dança. A partir das 20 horas, haverá noite de autógrafos com os homenageados Carla Andrade, Damião Cordeiro, Georgino Neto, André Giusti, Tchello d’ Barros e Brenda Marques Pena.
No domingo, 9, às 9 horas, haverá novamente lançamento de livros na Praça da Matriz. Às 20 horas, no Centro Cultural, lançamento dos livros “Nós da Poesia Volume 8”, de Renilson Durães & Cia ; e “Flor de Silêncios”, de Sidneia Simões. Performances musicais, poéticas e teatrais encerrarão a noite.
O Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. Seu princípio básico é celebrar a poesia, promovendo o encontro de poetas e artistas de todos os lugares, abrindo espaços de ocupação artística, discutindo e apresentando a produção contemporânea a um amplo público formado por estudantes, educadores, leitores, atores, performers, escritores e demais interessados.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025