Imagem de destaque FESTIVAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA PSIU POÉTICO - Evento comemora seus 40 anos com uma programação diversa      

FESTIVAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA PSIU POÉTICO - Evento comemora seus 40 anos com uma programação diversa     

04/08/2026 - 15:55
SECOM| Texto: Hélder Maurício Tavares |Foto: Divulgação    

O Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético, promovido pelo Grupo de Leitura e Teatro Transa Poética, está em seus últimos preparativos para apresentar uma vasta programação de eventos gratuitos. A atração tem o apoio da Prefeitura de Montes Claros.    

O evento acontecerá entre os dias 3 e 13 de outubro com atividades culturais como saraus, música, lançamentos literários, audiovisual, palestras e debates. O ano de 2026 é especial para o festival, já que completa 40 anos de existência. Para comemorar a data, todas as atividades culturais serão registradas e farão parte de um Docudrama, uma produção que visitará a história do movimento poético ao longo do tempo.     

Este ano, como de costume, seis poetas serão homenageados. São eles: Maria Cida Neri (Montes Claros-MG), Jorge Ventura (Rio de Janeiro-RJ), Dário Teixeira Cotrim (Montes Claros-MG), Deomídio Macedo (Salvador-BA), Rodrigo Leste (Belo Horizonte-MG) e Tatiana Cobbet (Lisboa-Portugal). Pela relevância nacional, a atração se tornou uma das mais importantes iniciativas de promoção da poesia do Brasil.