Imagem de destaque Montes Claros se consolida como "cidade da arte e da cultura"

Montes Claros se consolida como "cidade da arte e da cultura"

19/12/2018 - 10:42
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Luís Carlos Gusmão| Fotos: Arquivo Semma

Nos últimos dois anos a cidade de Montes Claros vem sendo incentivada pela Prefeitura para ser, de fato, merecedora do título de cidade da arte e da cultura.

Além da contratação de artistas plásticos para embelezar Montes Claros, a comunidade também vem dando sua contribuição para ajudar no seu adornamento, doando obras de artes nos parques e praças. O maior exemplo é o Parque Sagarana, recentemente inaugurado, e que se transformou num verdadeiro museu a céu aberto, recebendo várias obras de artes doadas por artistas e admiradores.

A cidade já recebeu esculturas de seriemas, louva-deus e busto de mulher, feitas de sucatas pelo artista Gu Ferreira; uma escultura de São Francisco, feita pelo artista Jorge Braga, e que foi doada por Carlos Araújo; um casal de anciões, feito por artesão de Tiradentes e doado por Dona Maria Jacy Ribeiro; uma escultura de dualidade de gênero, feita pelo artista alemão Simon Bartelin, e que foi doada pela artista Felicidade Patrocínio, que também fez e doou um totem para aquele parque, além de amuleto de cultura indígenas (caçadores de sonhos), feito pelo artista Roberto Marques e antigas esculturas de macaco, rinoceronte e canguru de madeiras, e que estavam deteriorados no antigo zoológico e que foram revitalizados, bem como, bancos e mesas feitos com madeiras caídas de parques, ruas e praças da cidade.

Graças aos artistas e colaboradores, além das obras do Sagarana, já foram inaugurados o Chinalão dos Tropeiros, no trevo do Aeroporto; duas borboletas gigantes, uma na Praça da Rodoviária e a outra na Avenida Deputado Esteves Rodrigues; uma libélula, instalada em frente ao Parque Municipal; uma tilápia, instalada no Parque das Tilápias e uma Garça gigante, instalada na Praça do distrito de São Pedro da Garça.

O apoio dos empresários também vem sendo fundamental para viabilizar o programa Arte na Praça. O programa é uma das formas de deixar a cidade cada dia mais bonita, onde qualquer pessoa poderá adquirir uma escultura de algum artista ou disponibilizar uma obra de arte para doar para a cidade, podendo ser um carro de boi, um arado, etc.