Imagem de destaque “ANTEVERBO” - Veja a programação do 35º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético

29/09/2021 - 16:57 | atualizado em 30/09/2021 - 15:58
ASCOM | Texto: ASCOM | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com o Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Virtual Montes – Cursos de Informática e a Agência Elefantte, irá realizar a 35ª edição do Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético. O tradicional festival será realizado entre os dias 4 (Dia Municipal da Poesia) e 12 de outubro, nas plataformas digitais e redes sociais.

Como acontece todos os anos, o Psiu vai homenagear seis poetas que atuam na popularização e no desenvolvimento do fazer poético, na região e no país: Cyntia Pinheiro, de Montes Claros; Sidneia Simões, de Belo Horizonte; Edson Pereira Lopes, de Buritizeiro/MG; Claudio Willer, de São Paulo/SP; Sady Bianchin, de Niterói/RJ; e Wélcio de Toledo, de Brasília/DF.

Confira a programação:

04/10 –

20h: Abertura
Roda de conversa com participações dos homenageados.

05/10 –

09h: Oficina de escrita literária - Douglas Ferreira

20h: Terça poética musical, poesia aos vivos no Quintal Avenida

Lançamento de livros:

Sonhos de Concreto - Sivaldo Souza

O Esquecimento das Coisas - Felipe Diógenes

06/10 –

09h: Workshop de poesia sonora - Brenda Marques

19h: Lançamento do livro Artur Verde – Douglas Ferreira

Divulgação dos vídeo-poemas inscritos

07/10 –

09h: Oficina Cortar a escrita – Fernanda Xavier Maia (essa oficina faz parte de um projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc)

16h: Roda de Conversa - Manuel Bandeira: a história não escrita do poeta, aspectos da vida e obra – Carlos Galdino

19h: Roda de Conversa com Luis Turiba, Ivana Rebello e Aroldo Pereira:

Bric-a-Brac Contemporânea

Centenário de Darcy Ribeiro

Agenor Barbosa, o poeta montesclarense participante da Semana de 22

08/10 – Projeto Palavras & Ideias - Análise das obras do PAES 2020, com os professores Karol Borges, Márcio Moraes, Marina Couto, Haroldo Prates;

15h - obras da Primeira Etapa (alunos que estão este ano cursando o 2° ano do Ensino Médio)

16h - obras da Segunda Etapa (alunos que estão este ano cursando o 3° ano do Ensino Médio)

17h - obras da Terceira Etapa (alunos que concluíram o 3° ano do Ensino Médio em 2020)

19h: Lançamento do livro: Dourado e Rubro -Renilson Durães

20h: Performance musical – Pedro Tommaso

Formato híbrido - Local: Corredor Cultural - Espaço Cultural Georgino Júnior/Casa de Augusta

09/10 -

13h: Feira do livro (Formato híbrido)

Local: Café/Livraria Conversos

15h: Radiopoemas – Rodrigo Leste

16h: Vídeo-poemas - André Giusti - https://www.youtube.com/watch?v=5DLqLHe7t74

18h: PROJETO CINEPOESIA

Exibição de curtas:
- Deriva - Elivelton Ferreira Tomaz, João Gabriel Coura de Marins, Keila Moraes Rodrigues, Layane Farias Almeida e Maria Clara de Almeida Costa (12:00)

- Cinema Morto - Elivelton Tomaz (1:00)

- Francisca - Daniel Vilas Boas (20:00)

- Talhando o Rio – CineBarranco (12:25)

- Revivendo com bonecas – CineBarranco (5:40)

- 1955 – Coletivo A Vapor (4:36)

- Mundo Cão - Ronaldo Goc (3:00)

- Acaso o Mundo – Manú Patente (8:23)

- QUALCOR – Gabriel Filpi

Curtas a serem inclusos na programação do YouTube:

- Pequi - CineBarranco

- Maquinaria - Ronaldo Goc (7:00)

- Enquanto os dias passam – Coletivo A Vapor (2 min)

10/10 –

7h30: Bicicletada, concentração na Praça dos Jatobás –saída às 8:30

15h: Sarau de Poemas "De Salinas a Salinas" – Thiago Loyola Franco

20h: Homenageados agitando o verbo: Cyntia Pinheiro, Sady Bianchin, Sidneia Simões, Cláudio Willer, Edson Lopes e Welcio de Toledo

11/10 –

17h: Roda de conversa com curadores do aplicativo Declamai – Davi Kinski

20h: Poesia Viva & Performances

Parayba & Minas - Nélio Torres (gravado)

Além da poesia – Hugo Paz (gravado)

Pelas Marginais - Ênio Poeta (ao vivo)

12/10 –

19h: Lançamento de livro:

A Espera de Caronte - Vítor Oliva (formato híbrido)

20h: Lançamento de livro "O novo no Ovo" – Paula Valéria Andrade e Cia (formato híbrido)

Exibição do curta: Assaltaram a gramática - Ana Maria Magalhães

Local: Corredor Cultural

PSIU POÉTICO - Durante os 35 anos de programação do Psiu Poético, a poesia sempre foi levada a diversos locais da cidade. Neste ano, como se trata de um novo formato em construção, a poesia chegará a todos os lugares do planeta, virtualmente. O Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético acontece desde 1987, sendo considerado o maior evento nacional do gênero.

Mais informações pelos endereços eletrônicos (psiu35anos@gmail.com e aroldopereirapoeta@yahoo.com.br), pelos telefones (38) 98412-4749, (38) 2211-3380, (38) 2211-3374, ou ainda pelo whatsapp (38) 99112-7011.