Com extensa e variada programação, as festividades da 28ª Festa Nacional do Pequi atraíram mais de 18 mil pessoas durante os três dias do evento. Durante a programação, a Prefeitura de Montes Claros promoveu apresentações musicais, seminários, palestras, oficinas de arte, exposições, exibição de filmes, entre outras manifestações artísticas.
Na abertura do evento, realizada na sexta-feira, 1, em frente ao Centro Cultural Hermes de Paula, o prefeito Humberto Souto aproveitou a oportunidade para assianr a ordem de serviço de construção do Calçadão do Largo da Matriz, que ficará localizado nas imediações da Igreja da Matriz, no centro histórico da cidade. O Largo da Matriz contará com uma área de 681 metros quadrados e abrigará diversas programações culturais.
Neste ano, o evento teve por objetivo valorizar a cultura e a arte de Montes Claros, incentivando as manifestações artísticas e a culinária. O homenageado da edição 2019 foi o saudoso escritor e compositor Ildeu de Jesus Lopes, o Ildeu Braúna. A grande novidade deste ano foi a realização do 1º Circuito Gastronômico de Montes Claros, lançado na festa e que segue durante o ano em diversos estabelecimentos comerciais da cidade. O evento reúne bares e restaurantes que servem pratos elaborados com ingredientes típicos do cerrado.
Para o prefeito Humberto Souto, as festividades deste ano foram um momento de celebrar o desenvolvimento econômico e cultural da cidade, além das tradições do nosso povo. “É um momento de encontro de nossas famílias. De pessoas que moram em outras cidades e que se encontram. Mas, sobretudo, da valorização da nossa cultura, em todos os segmentos”, disse.
João Rodrigues, secretário Municipal de Cultura, lembrou que o evento também debateu temas importantes em seminários e fóruns. “Discutimos a questão hídrica da região, mobilidade urbana, o extrativismo vegetal, as oficinas de tambores e o primeiro circuito gastronômico, criado junto com a secretaria de Desenvolvimento Econômico. Entendemos que a festa deve ser estendida durante todo o ano nos restaurantes e bares da cidade. Isso tudo representa a identificação da nossa gastronomia do cerrado e tem fundamental importância na questão da geração de emprego e renda, além de definir nossa identidade cultural”, disse.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025