Imagem de destaque Miralta resgata a tradição da folia de São Sebastião

Miralta resgata a tradição da folia de São Sebastião

11/01/2019 - 15:05 | atualizado em 11/01/2019 - 15:06
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: Luís Carlos Gusmão

Com apoio da Prefeitura de Montes Claros, a comunidade do distrito de Miralta estará em festa nos dias 19 e 20 deste mês, celebrando São Sebastião, padroeiro daquele distrito.

Em visita àquela comunidade nesta quarta-feira, 9, os secretários Paulo Ribeiro e João Rodrigues, das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Cultura, ouviram as demandas da comunidade para os festejos do padroeiro, garantindo a limpeza de ruas, caiação de meio-fio, podas de árvores, além de palco e banheiros químicos.

Para o presidente da Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais de Miralta, Murilo Pinheiro, a tradicional festa está sendo resgatada para alegria de toda a comunidade miraltense.

“Pelo terceiro ano consecutivo, com muita fé e devoção, estamos resgatando uma tradição secular, uma das maiores tradições da região, que era a folia de São Sebastião, que ficou desativada durante vários anos”, contou Pinheiro.

Segundo ele, neste ano, com o apoio da comunidade, de empresários e da Prefeitura de Montes Claros, a expectativa é que a festa seja mais participativa do que as anteriores. “Cada ano a festa é melhor do que a outra. E neste ano não será diferente, pois, além do apoio de parceiros, estamos recebendo todo o apoio da Prefeitura. Por isso, estaremos comemorando uma das melhores festas da região. Será celebrada pelo pároco Joaquim e pelo padre Ailton a Missa Solene e a Procissão do Andor de São Sebastião”, disse.

Para a aposentada Maria Soares Silva, a Dona Maria, nascida há 86 anos em Miralta, onde ainda mora, a volta dos festejos da folia de São Sebastião resgatará uma tradição que marcou época naquele povoado. “Estou contando nos dedos a chegada da festa de São Sebastião e dos foliões. Porque era uma maravilha e todo mundo fica feliz. Infelizmente, esta festa ficou muito tempo sem acontecer, mas agora está voltando para nos alegrar novamente”, comemorou.


Programação

Dia 19/01 - Sábado

18:00 hs: Missa em Ação de Graças a São Sebastião, celebrada pelo Padre Joaquim

19:00 hs: Leilão de mesa

21:00 hs: Forrozão na Praça da Igreja com César Marques e outros


Dia 20/01 - Domingo

10:30 hs: Procissão dos foliões e cavalheiros

11:30 hs: Canto de foliões na igreja

Logo após, será servido almoço para os foliões.

As barraquinhas serão sortidas de bebidas, churrasquinhos, feijão tropeiro, arroz com pequi e farofa


História

Miralta é um distrito de Montes Claros criado pela lei estadual nº395, de 21 de fevereiro de 1891, com o nome de Morrinhos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 814 habitantes, sendo 404 homens e 410 mulheres, possuindo um total de 343 domicílios particulares. Numa visita àquele distrito, o Dr. João Vale Maurício, juntamente com alguns amigos, quando avistou o povoado, foi logo sugerindo o nome de Miralta. Tempo depois, através de um plebiscito, a sugestão foi acatada e o distrito de Morrinhos passou a ser chamado pelo nome atual.

 

 

 

Brasão Prefeitura Montes Claros - MG

Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002 | Montes Claros - MG-Brasil
(38) 2211-3000