A Prefeitura de Montes Claros está realizando um projeto musical para a inserção social de crianças e adolescentes da comunidade do São Geraldo ll. Como resultado, as crianças irão se apresentar na 28ª Festa Nacional do Pequi neste domingo, 03, às 10 horas, na praça da Matriz.
O projeto "Brincadeiras Cantadas do Sertão", sob a coordenação dos músicos Fabiana Lima e Bruno Lima, em parceria com a empresa Casa do Pão, realizou uma oficina musical com 10 crianças na faixa etária dos 10 aos 13 anos. Durante a oficina, as próprias crianças criaram os tambores que serão utilizados na apresentação musical durante a Festa Nacional do Pequi.
Fabiola dos Santos Souza, coordenadora do Cras do bairro Major Prates, enfatiza que o projeto foi idealizado para popularizar a cultura nas comunidades, mas sobretudo levar as tradições musicais para que as crianças se sintam inseridas no contexto cultural. “Esse projeto faz parte do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Além da apresentação na festa do pequi, é de fundamental importância a realização de ações como essa, porque têm a finalidade de prevenir a ocorrência de riscos sociais e poder fortalecer os vínculos familiares e comunitários”, enfatiza.
Fabiana Lima, cantora e idealizadora do projeto, afirma que a oficina faz com que as crianças criem um mundo artístico imaginário, principalmente porque são elas que confeccionam os próprios instrumentos. “Esse é o único momento em que a Festa Nacional do Pequi sai da sua forma de apresentação, porque vai até às crianças. A festa vem ao encontro de crianças através de oficinas, e essas crianças irão apresentar o que aprenderam na comunidade, através de brincadeiras cantadas do sertão. É uma forma de popularizar nossa cultura e fazer com que as crianças das comunidades se sintam inseridas na arte e na cultura”, disse.
APRESENTAÇÃO – O projeto Brincadeiras Cantadas do Sertão será apresentado no domingo, 3, às 10 horas, na 28ª Festa Nacional do Pequi – Praça da Matriz.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025