Imagem de destaque 20 ANOS DO SUAS - 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Montes Claros reúne mais de 300 participantes e reforça o compromisso com a

20 ANOS DO SUAS - 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Montes Claros reúne mais de 300 participantes e reforça o compromisso com a

07/07/2025 - 11:17
SECOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Arlen Xavier

A Prefeitura de Montes Claros, através do Conselho Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou nos dias 1º e 2 de julho, a XIII Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a conferência foi estratégica para avaliar e planejar o futuro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de consolidar as conquistas, identificar desafios e direcionar os próximos passos do SUAS, visando aprimorar sua atuação e garantir a proteção social aos cidadãos.

Ao abrir a 13º Conferência Municipal, o prefeito Guilherme Guimarães destacou que a assistência social é um dos pilares de seu governo. “Nesta 13ª conferência, os debates darão um apoio fundamental para que possamos atingir nosso objetivo de consolidar uma Montes Claros mais inclusiva e cada vez melhor”, declarou.

Além do prefeito, participaram o secretário municipal de Desenvolvimento Social, André Kevny, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Elen Lelis Leite, o representante do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Ernane Marcial, vereadores, servidores municipais e representantes dos trabalhadores do SUAS, da sociedade civil organizada e usuários da política de assistência social, como Araceli, Rayane e Jimmi, que compartilharam experiências e reafirmaram a importância do SUAS.

Antes da conferência foram realizadas 18 pré-conferências em territórios rurais e bairros da zona urbana, garantindo ampla escuta popular e participação cidadã na construção das propostas que nortearão as políticas públicas de assistência social no município.

Durante os dois dias, os participantes discutiram e aprovaram propostas para o aprimoramento dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, além de eleger delegados e delegadas que representarão Montes Claros na etapa estadual da conferência.

A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social deixou como legado o fortalecimento do diálogo social e a reafirmação do compromisso coletivo com a promoção da dignidade e dos direitos sociais. “A concepção da saúde é a concepção da qualidade de vida, onde todos os direitos se envolvem na saúde. Por isso, é essencial fortalecer os conceitos de direito para garantir melhores condições de vida, o que, por sua vez, tem um impacto positivo na saúde”, comentou o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Montes Claros, Farley Sindeaux Ribeiro.

Para a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Montes Claros, Rita Alessandra Souza dos Santos, a igualdade racial deve ser um tema central e destacado nas discussões tanto da Conferência Municipal quanto da Conferência Nacional de Assistência Social. “Dar voz e protagonismo aos movimentos sociais que lutam pela igualdade racial e inclusão social é fundamental para garantir o acesso igualitário aos serviços de assistência social e para combater as desigualdades estruturais que afetam a população negra”, propôs Rita Alessandra.

Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Elen Lelis Leite, a participação da população nesta 13º Conferência Municipal de Assistência Social, foi fundamental para definir prioridades e aperfeiçoar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), garantindo que a política de assistência social atenda às necessidades e direitos dos usuários. “Com a presença de mais de 300 participantes, entre usuários, trabalhadores do SUAS, representantes da sociedade civil, gestores públicos, conselheiros e lideranças comunitárias, esta 13ª Conferência Municipal de Assistência Social foi um importante espaço de debate democrático sobre os rumos da política de assistência social no município”, comentou.