Imagem de destaque 20 DE NOVEMBRO - Prefeitura de Montes Claros celebra o Dia Nacional da Consciência Negra

20 DE NOVEMBRO - Prefeitura de Montes Claros celebra o Dia Nacional da Consciência Negra

06/11/2019 - 17:55
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Luís Carlos Gusmão

A Prefeitura de Montes Claros, através da Coordenadoria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está realizando, durante este mês de novembro, diversas ações para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), feriado municipal em Montes Claros, graças à Lei nº 3.897, de 27 de dezembro de 2007.

A abertura do evento ocorreu no último sábado, 2, no auditório do Centro de Ciências Humanas da Unimontes, com um debate sobre a Consciência Negra e a Exposição "Africanidades e Religião". À noite, houve um show cultural nas mangueiras da Unimontes, em prol do resgate da ancestralidade. Nesta sexta-feira, dia 8, acontecerá novamente a Exposição, desta vez no auditório da UFMG, às 12 horas. Às 19 horas, ocorrerá uma Mesa Redonda com o tema “Ciência negra para a descolonização do saber”, no auditório do CCSA, na Unimontes.

No dia 20, Dia da Consciência Negra, às 8 horas, acontecerá a 4ª Marcha contra o Racismo e a Intolerância Religiosa, com concentração na Praça Pio XII (Praça da Catedral), com apresentações temáticas. A passeata percorrerá as ruas Dom Pedro II, Camilo Prates, Praça Dr. Carlos, Rua Governador Valadares, Praça Portugal, Rua Viúva Francisco Ribeiro e Praça da Matriz. Em seguida, será inaugurada a Galeria Afrodescendente do Arraial das Formigas, para homenagear figuras representativas da história de Montes Claros, de coronel a escravos, que serão retratados com material reciclável pelo artista Gu Ferreira.

“Para muitos, 20 de novembro é um dia a mais no calendário. Mas, para a população afrodescendente brasileira é um dia especial, quando se celebra o Dia da Consciência Negra, data em que ocorreu o martírio de Zumbi dos Palmares. Portanto, é mais um dia de protestos, denúncias, resistências e celebrações das vitórias alcançadas”, explicou o diretor da Coordenadoria de Igualdade Racial da Prefeitura de Montes Claros, José Gomes Filho.

Galeria Afrodescendente do Arraial das Formigas

Segundo o presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial de Montes Claros (COMPIR), Sérgio Fabiano Ferreira, o Gu Ferreira, a cidade vai ganhar uma galeria com bustos de material reciclável, em homenagem aos afrodescendentes. “A ideia da Coordenadoria de Igualdade Racial da Prefeitura de Montes Claros, em parceria com o Conselho Municipal de Igualdade Racial, é homenagear, a cada ano, negros e negras que fizeram parte da história de Montes Claros. Neste primeiro momento, estaremos homenageando o coronel Georgino Souza, a professora e primeira vereadora de Montes Claros, Maria Aparecida Bispo, o ex-escravo em situação de rua, Túia, o padre Antônio Carlos, o pai de santo Chico Preto, e o carroceiro e catopê, mestre João Faria”, informou o presidente do COMPIR.

Segundo ele, vários nomes foram lembrados, mas ficarão para outras oportunidades. “A intenção da galeria é justamente essa: homenagear, anualmente, pessoas que ajudaram a fazer a história na cidade, como é o caso de Galinheiro, Manoel Quatrocentos, Leonel Beirão, Ildeu Braúna, Joaquim Polô, Georgino Júnior, Mestre Expedito e tantos outros que foram lembrados e, com certeza, serão também homenageados”, disse o artista Gu Ferreira.

Brasão Prefeitura Montes Claros - MG
É assim, com honestidade e trabalho, que a cidade voltou a funcionar!

Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002 | Montes Claros - MG-Brasil
(38) 2211-3000