Imagem de destaque AGOSTO LILÁS - A campanha acabou, mas o combate à violência contra a mulher vai continuar

AGOSTO LILÁS - A campanha acabou, mas o combate à violência contra a mulher vai continuar

31/08/2022 - 13:48
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Fábio Marçal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, encerrou na manhã dessa quarta-feira, 31, a programação do Agosto Lilás - mês de combate, prevenção e conscientização sobre a violência contra a mulher. Na ocasião foi comemorado também o aniversário da Lei Maria da Penha, que completou 16 anos neste mês.

Em solenidade realizada na sede da Nova Prefeitura, secretários municipais e servidores chamaram a atenção para as ações que foram realizadas no mês, além das atividades executadas durante todo o ano, através de parcerias firmadas com várias entidades do Município.

Aurindo Ribeiro, secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura, destacou que “foi uma determinação do prefeito Humberto Souto que fossem criadas políticas públicas voltadas para o combate à violência contra a mulher. Já avançamos muito, com a criação do Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (CRAM)”.

Ainda segundo o secretário, uma das conquistas alcançadas durante o mês de agosto foi a parceria firmada com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que implantou um núcleo jurídico na sede do CRAM para atendimento às mulheres em situação de violência. “Temos que destacar o apoio incondicional do Ministério Público de Minas Gerais, Delegacia de Mulheres, polícias Civil e Militar, além de diversos órgãos, tanto do Estado quanto da União, que se uniram aqui no Município para enfrentar esse grave problema, que ainda é crucial no Brasil”, afirmou.

Secretária de Educação de Montes Claros, Rejane Veloso frisou que “estamos finalizando uma campanha, mas o ideal era não fazer uma ação como essa. Precisamos nos conscientizar que a violência contra a mulher deve ser erradicada. Temos que ter essa consciência todos os dias. E, nesse sentido, o serviço da Educação é de fundamental importância, para solidificar a rede de combate à violência contra as mulheres".

Agosto Lilás - Desde 2016, o mês de agosto passou a ter cor, tema e marca na luta pelo enfrentamento à violência contra as mulheres. O Agosto Lilás é o mês de proteção às mulheres, dedicado à  conscientização da sociedade.