Imagem de destaque Assistência aos moradores de rua -  Praça da Matriz recebe programa "Rua do Respeito"

Assistência aos moradores de rua - Praça da Matriz recebe programa "Rua do Respeito"

25/06/2018 - 16:04
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Kamila Soares | Fotos: Fábio Marçal

Nesta terça-feira, 26, a Praça Doutor Chaves, mais conhecida como Praça da Matriz, vai receber, das 8 às 17 horas, mais uma ação do projeto "Ruas de Direitos": o programa "Rua do Respeito". Trata-se de uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), do Ministério Público de Minas Gerais (MP/MG) e do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), e que vai contar com o apoio da Prefeitura de Montes Claros.

Durante o dia, o local vai receber uma série de ações de assistência voltadas às pessoas em situação de rua, para que elas possam exercer a sua cidadania em várias áreas. Para isso, irão participar diversos servidores da Prefeitura, trazendo informações sobre assistência social, conscientização, mercado de trabalho e outros; funcionários do Município também irão realizar aferição de pressão arterial e exames de glicemia capilar, HIV e hepatite C, além de orientar sobre como evitar essas doenças.

Além disso, serão oferecidos os serviços de assistência e orientação jurídica, emissão e regularização de documentos pessoais, serviços de beleza (como corte de cabelo e design de sobrancelhas), orientações para mulheres em situação de rua vítimas de violência, informações sobre programas sociais como o Bolsa Família, e explicações sobre o direito de uso dos equipamentos públicos de Montes Claros. 

PROGRAMA RUA DO RESPEITO

O programa Rua do Respeito é resultado de Termo de Cooperação Técnica (TCT) assinado entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) em maio de 2015.

Ele busca resgatar a cidadania das pessoas que vivem nas ruas e é orquestrado pelo Ministério Público de Minas Gerais, pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais e pelo Servas. O programa conta, também, com o apoio de diversas instituições, empresas, faculdades, órgãos públicos, movimentos sociais e entidades religiosas.