Imagem de destaque Centro Cultural recebe, nesta quinta, peça teatral sobre trabalho infantil

Centro Cultural recebe, nesta quinta, peça teatral sobre trabalho infantil

05/06/2019 - 16:22
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Divulgação

Com o apoio da Prefeitura de Montes Claros será encenada nesta quinta-feira, 6, às 19h30, no Centro Cultural Hermes de Paula, a peça teatral “A menina que queria existir”. O espetáculo está inserido nas ações de combate ao trabalho infantil promovidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, neste mês de junho.

A peça, que aborda o drama do trabalho infantil na vida de uma menina, foi escrita pela psicóloga Cláudia Gislene Rocha Fonseca, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social do Maracanã (CRAS Maracanã). O elenco é composto por atores voluntários.

De acordo com a idealizadora do espetáculo, a peça teatral mostra, de forma lúdica, a difícil realidade de muitas crianças. “Esta é uma proposta diferente, pois a encenação traz um maior impacto sobre a temática do trabalho infantil. A peça conta a história de uma menina que perdeu a mãe e foi criada por uma tia. Ainda muito nova ela foi retirada da escola e obrigada a assumir atividades domésticas pesadas. A sua história propõe uma reflexão sobre os diversos tipos de trabalho infantil, apontando caminhos para mudar a história dessas crianças”, explica a autora.

Como prévia para a apresentação, também nesta quinta-feira, 6, será realizada pela manhã uma pequena performance na Praça Dr. Carlos Versiani. A apresentação vai contar com a participação de nove crianças que irão representar cada tipo de trabalho infantil. A encenação será a partir das 11h.

Durante o mês de junho outras ações serão promovidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do município. Os trabalhos fazem parte da agenda nacional de atividades de prevenção ao trabalho na infância. No dia 12, data em que é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, será realizado um grande evento na praça Dr. Carlos Versiani, com a participação de diversos parceiros que atuam pela erradicação deste tipo de atividade ilegal. A apresentação da peça “A menina que queria existir” no Centro Cultural Hermes de Paula será em horário único, às 19h30. A entrada é gratuita.

A MENINA QUE QUERIA EXISTIR

11 horas – Encenação na praça Doutor Carlos Versiani

19h30 – Apresentação no Centro Cultural Hermes de Paula (Entrada franca)