No desfile especial para a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, a Prefeitura de Montes Claros inovou com uma Ala de Combate ao Preconceito, que teve a participação de grupos de catopês, capoeiristas, mulheres negras, população LGBTQIA+ e seguidores de religiões de matriz africana. A ala foi coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através da Coordenadoria das Políticas de Promoção da Igualdade Racial, com apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, para mostrar à sociedade que é preciso combater a discriminação para promover a verdadeira liberdade.
“Marchamos em defesa da vida, da democracia e dos direitos, pedindo respeito para as pessoas de todas as raças, religiões, gêneros e orientações sexuais, neste dia da Independência do Brasil, para que o nosso país seja, de fato, independente”, comentou o coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, José Gomes Filho.
MGG
Para o presidente do Movimento LGBTQI+ dos Gerais (MGG), José Cândido Filho, o Candinho, a participação pioneira da comunidade LGBTQI+ no desfile do Dia da Independência teve o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à LGBT+fobia.
“Foi um dia histórico para o MGG, que participou pela primeira vez dos desfiles de 7 de setembro em Montes Claros, porque mostramos para a população a importância de viver numa sociedade com respeito, dignidade e livre de preconceitos. E ainda saímos emocionados, com a recepção calorosa da plateia”, comentou Candinho.
“Montes Claros vem sendo exemplo em todas as áreas da Administração Pública, especialmente no Desenvolvimento Social, onde a inclusão social é prioritária”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025