Imagem de destaque CONSELHO DE MÃE - Mães do campo e da cidade foram homenageadas neste mês de maio pelos conselhos municipais

CONSELHO DE MÃE - Mães do campo e da cidade foram homenageadas neste mês de maio pelos conselhos municipais

20/05/2025 - 11:20
SECOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Arlen Xavier

A Prefeitura de Montes Claros, através de diversos conselhos municipais, prestou justas homenagens às mães neste mês de maio, dedicado às mães e à Santa Maria e que marca um período que nos convida a refletir sobre o sentido mais profundo da palavra amor.

Na Casa da Cidadania, que ancora vários conselhos e entidades (como os conselhos da Mulher, da Criança e do Adolescente, da Assistência, do Idoso, da Promoção da Igualdade Racial e o Antidrogas, bem como o Movimento LGBTQIAPN+ dos Gerais, a Coordenadoria das Organizações e Associações de Moradores e a Associação dos Surdos de Montes Claros, entre outros), as mães foram homenageadas com um café da manhã e sorteios de brindes.

Já na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Montes Claros homenageou as mães trabalhadoras da zona rural de Montes Claros, também com café da manhã e sorteios de brindes.

Conforme a presidente do CMDRS, Fernanda Letícia, a última reunião do conselho foi dedicada às mães do campo, que cultivam amor, cuidam da família e fazem tudo florescer ao seu redor. “Esta reunião especial do CMDRS foi para celebrar, cuidar e valorizar as mães da zona rural, que trabalham na lida no campo e encaram os afazeres domésticos com alegria e eficiência”, disse Fernanda.

A Câmara Municipal de Montes Claros também homenageou as mães numa sessão especial, com o Diploma América Eleutério Nogueira, concedido pelos vereadores da Casa em reconhecimento à importância das mães na construção de lares e comunidades mais fortes.

O prefeito Guilherme Guimarães parabenizou as mães presentes e lembrou de Maria, mãe de Jesus, como símbolo de fé e força. “Falar de mãe é falar de algo indescritível. Quando esta Casa homenageia as mães, representadas aqui por cada uma dessas mulheres, dignifica o papel do Legislativo. Uma cidade com filhos bem cuidados é uma cidade mais justa e melhor para todos”, declarou.

O diploma Professora América Eleutério Nogueira surgiu a partir de proposição do então vereador José Faquir, sendo consolidado na Resolução 14, de 25 de maio de 2004. A comenda passou a ser entregue anualmente em sessão solene comemorativa do Dia das Mães. Cada vereador indica uma mãe para ser homenageada.

América Eleutério Nogueira foi a primeira mulher a se candidatar a cargo público em Montes Claros e também a obter carteira de motorista na cidade. Como professora, ela tinha trânsito livre em todas as esferas ligadas à Educação, tendo participado de vários congressos e seminários nacionais e internacionais, onde se relacionava com grandes mestres, como os professores Paulo Freire e Darcy Ribeiro.