Imagem de destaque CUIDANDO DAS PESSOAS - Prefeitura inicia mais uma turma de jovens aprendizes

CUIDANDO DAS PESSOAS - Prefeitura inicia mais uma turma de jovens aprendizes

19/07/2022 - 14:52
ASCOM | Texto e Fotos: Rubens Santana | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Secretaria de Desenvolvimento Social, reuniu 50 jovens e adolescentes para a aula inicial da segunda turma de Jovens Aprendizes. Na tarde desta segunda-feira, 18, os 50 jovens selecionados pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) começaram as atividades na nova Prefeitura.

São jovens com idade entre 14 e 20 anos, selecionados seguindo critérios socioeducativos, de vulnerabilidade social e também de permanência em unidades de acolhimento. Eles irão atender as demandas das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Educação. Serão 16 meses de atividades, podendo ser renovados para até dois anos, com renda mensal de meio salário mínimo e carga horária de quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira. Para continuar no programa, o jovem precisa estar devidamente matriculado numa escola, ser frequente e não faltar às atividades laborais nas secretarias.

Aurindo Ribeiro, secretário municipal de Desenvolvimento Social, observou que “o programa de aprendizagem foi instituído para atender jovens residentes no Município de Montes Claros, tendo como finalidade proporcionar aos inscritos formação técnico-profissional que favoreça o ingresso no mercado de trabalho”.

De acordo com Ronilde Soares Rodrigues, gestora municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e idealizadora do programa de aprendizagem, “é o início de um ciclo no concorrido mercado de trabalho. E, com essa capacitação através do Jovem Aprendiz da Prefeitura de Montes Claros, esses jovens desenvolverão prática profissional dentro das secretarias da Prefeitura, recebendo remuneração”.

Josué Mendonça Farias, 40 anos, é morador da Vila Oliveira. O filho dele, de 16 anos, foi selecionado. “É com muita alegria que recebo essa oportunidade para meu filho. E comemoro, porque meu outro filho, de 20 anos, foi da primeira turma de jovens aprendizes. E isso é um diferencial na vida deles”, observou.

Monique Fonseca Silva tem 15 anos e é moradora do bairro Major Prates. “Recebi com muita alegria a minha seleção. E agora é o início de um sonho, para aprender e me qualificar para o mercado de trabalho”, frisou.