Dando prosseguimento às comemorações do Dia Mundial de Conscientização Sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado nessa quinta-feira, 15, a Prefeitura de Montes Claros, através do programa "Viver Mais", da Secretaria de Desenvolvimento Social, e com apoio do Sesc, realizou uma passeata pelas ruas da área central, além de ações de conscientização na Praça Doutor Carlos.
Além da blitz de conscientização sobre os direitos do idoso, foram realizadas apresentações artísticas com o coral e seresta do Grupo de Idosos Sesc +60; apresentação de dança do Grupo Viver Mais, com a professora Yohana; oficina de artesanato do Sesc; e atendimentos de saúde, incluindo vacinação.
Guilherme Guimarães, vice-prefeito de Montes Claros, destacou que “foi uma determinação do prefeito Humberto Souto que elaborássemos programas para toda a população. E temos que valorizar muito a população idosa, responsável por todas essas conquistas que temos hoje, proporcionando mais qualidade de vida e elevando a autoestima desse público”.
Celeste Fróes, secretária municipal de Planejamento e Gestão e de Esportes e Juventude, enfatizou que "foram feitas diversas ações, dentre elas a reativação da Praça de Esportes, que recebeu uma ampla reforma, proporcionando estrutura para atender crianças, adolescentes jovens e adultos, além dos idosos do programa ‘Viver Mais’, com atividades físicas proporcionando a prevenção de doenças e melhorando a vida do público idoso”.
Dionice Lopes Barreto, 56 anos, é moradora da Vila Tiradentes e participa do programa Viver Mais desde o início no mês de fevereiro. Ela conta que o programa a fez "nascer de novo": “eu estava totalmente desiludida e sem motivos para sorrir. E o programa Viver Mais me devolveu essa alegria. Além de atividades físicas, hoje me sinto bem melhor com as diversas orientações de nossas rodas de conversa”.
A extensa programação começou na terça-feira, com uma palestra do procurador-adjunto da Consultoria do Município de Montes Claros, Leonardo Linhares, que abordou a valorização e a defesa dos direitos da pessoa idosa. “Precisamos conscientizar a população que a violência contra o idoso é um problema invisibilizado na sociedade. Pouco se discute e pouco se fala da violência contra esse público. O próprio conceito de violência é pouco debatido, porque a gente só pensa na violência quando ela traz dano físico, esquecendo que a violência também traz danos morais, psicológicos e à saúde”, destacou.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025