Imagem de destaque DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - Montes Claros realizou sua 6ª Marcha Contra o Racismo

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - Montes Claros realizou sua 6ª Marcha Contra o Racismo

24/11/2021 - 15:16
ASCOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através da Coordenadoria de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou no último sábado, 20, Dia da Consciência Negra, a 6ª Marcha Contra o Racismo e a Intolerância Religiosa. A ação contou com o apoio do Conselho Municipal de Igualdade Racial.

“O dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é um dia de reflexão e luta, com ações de combate ao racismo. São 50 anos de comemoração da imortalidade de Zumbi dos Palmares, líder negro que morreu para deixar esse legado de luta e resistência do povo preto”, explicou a presidente do Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial, Luciana de Fátima Oliveira.

Segundo o responsável pela Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial, José Gomes Filho, dezenas de representantes de movimentos negros percorreram as ruas do centro da cidade com faixas e cartazes, protestando contra o racismo. “É lamentável continuar assistindo, em pleno século XXI, discriminação de raça, cor, etnia, religião etc, que além de ser crime para quem praticar, induzir ou incitar este tipo de preconceito, é uma idiotice sem tamanho. Por isso, percorremos as ruas de Montes Claros e finalizamos no Largo Cultural Georgino Jorge de Souza Júnior, na Praça da Matriz, com falas, danças e músicas, para festejarmos a resistência do povo negro”, explicou.

“Estamos sempre promovendo e incentivando, através desta Administração do prefeito Humberto Souto, discussões e ações para combater, não apenas o racismo, mas qualquer tipo de preconceito e desigualdade social na nossa cidade”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro.