Imagem de destaque DIA DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES  - Prefeitura finaliza campanha de conscientização

DIA DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES - Prefeitura finaliza campanha de conscientização

20/05/2024 - 15:03 | atualizado em 21/05/2024 - 13:50
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde realizou na manhã desse sábado, 18, na Praça Doutor Carlos (área central da cidade), o encerramento da campanha "Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes", em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha teve por objetivos mobilizar e convocar a sociedade para o engajamento contra a violação dos direitos da parcela mais jovem da população. 

Para realizar a extensa programação durante o mês de maio, a Prefeitura de Montes Claros contou com a apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e Selo Unicef. “Ao longo do ano, diversas ações são realizadas para combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Contudo nesse mês de maio foi potencializada a campanha, quando falamos da importância e do impacto que isso tem dentro da sociedade, e explicamos para a população onde denunciar e como fazer”, destaca Patrícia Jabbur, diretora de Qualificação profissional Emprego e Renda e Articuladora do Selo Unicef do Município.

A campanha foi realizada em todos os lugares que atendem crianças e adolescentes durante todo o ano, como escolas, CRAS, equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), entre outras instituições. A semana de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente teve a abertura oficial no dia 14 de maio no Parque Municipal Milton Prates. O evento teve a participação e contribuição de todas as secretarias que promoveram momentos de integração e interação de diversas crianças e adolescentes com palestras e orientações voltadas para esse público.  Vale destacar ainda que o município contou com o apoio e participação de 49 entidades vinculadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A semana de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente prosseguiu com uma ampla programação em diversos pontos da cidade. No dia 15 foram diversas apresentações na entrada da Prefeitura, na avenida Cula Mangabeira. 

No dia 16, aconteceu uma blitz educativa na Praça Doutor Carlos, com ações  educativas, apresentação do Trilha da Leitura, apresentações de jiu-jtsu do Instituto Marcos Barbosa e apresentação dos alunos da Apae.
No dia 17 aconteceu uma palestra na Câmara dos Vereadores e apresentações de dança do Instituto Fé e Alegria, além de palestra com Iara Wanderley Biondi, analista de Polícia Civil, psicóloga e especialista em clínica psicanalítica. 
Até o dia 31 de maio serão realizadas ações preventivas nos 11 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) com rodas de conversa com famílias em parceria com os Conselhos Tutelares.

Diversas formas - A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, dentre elas o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.