Imagem de destaque Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - Prefeitura promove passeata para conscientizar a população

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - Prefeitura promove passeata para conscientizar a população

14/05/2019 - 14:28
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: Rubens Santana

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), promoveu na manhã desta terça-feira, 14, uma passeata para conscientizar a população sobre a necessidade de se combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Para este ano, a campanha adotou o tema “Faça Bonito: Proteja nossas crianças e Adolescentes”.

A data é celebrada nacionalmente no dia 18 de maio, porém a SEDS antecipou a mobilização com atividades que serão realizadas ao longo da semana. A passeata teve início em frente à Prefeitura de Montes Claros e passou pelas ruas centrais da cidade, até chegar à praça Doutor Carlos.

Segundo Aurindo Ribeiro, secretário municipal de Desenvolvimento Social, “a ideia é realizar atividades de mobilização da sociedade para um maior envolvimento, com foco na prevenção, para combater a exploração sexual de nossas crianças e adolescente”.   

Denúncia – 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Dados do Disque 100 apontam que, apenas em 2017, foram feitas mais de 20 mil denúncias desse tipo no serviço. Em âmbito nacional, o Ministério dos Direitos Humanos (MDH) é o órgão responsável pela coordenação das ações de combate a essas violações. No Brasil, a prevenção e o enfrentamento a esse grave problema demandam a articulação de ações intersetoriais com o objetivo de proteger as vítimas e responsabilizar os agressores, bem como conscientizar a população sobre formas de identificar e denunciar os casos suspeitos.

Diversas formas - A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.