Imagem de destaque DIVERSIDADE E INCLUSÃO - Prefeitura realiza capacitação para a população LGBTQIAPN+ trans

DIVERSIDADE E INCLUSÃO - Prefeitura realiza capacitação para a população LGBTQIAPN+ trans

30/04/2025 - 08:09
SECOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Arlen Xavier

A Prefeitura de Montes Claros, através da Diretoria de Qualificação, Emprego e Renda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Movimento LGBTQIAPN+ dos Gerais – MGG e com a Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG, realizou na tarde dessa segunda-feira (28), na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac de Montes Claros, localizada na Av. Deputado Esteves Rodrigues, 250, Centro, uma capacitação para a população LGBTQIAPN+, especialmente para homens e mulheres trans, com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho.

A capacitação foi realizada pela Diretoria e Coordenadoria de Emprego e Renda da Prefeitura de Montes Claros, diante das crescentes demandas de qualificação e critérios de seleção por parte das empresas. A qualificação profissional é a melhor forma democratizar as oportunidades e corrigir as disparidades do mercado de trabalho.

Após a capacitação, os participantes farão um curso de eletricista industrial remunerado pela CEMIG, com a possibilidade de contratação, ao término do curso, pelas empreiteiras que prestam serviços à Companhia. Além de materiais didáticos, uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), os cursistas receberão um salário-mínimo, com registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), bem como Ticket Alimentação no valor de R$ 1.750, 00 e Vale Transporte.

“Esta parceria do MGG e Cemig, com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, é louvável, pois levará dignidade para pessoas trans, homens e mulheres que, lamentavelmente, vivem à margem do emprego e renda, devido à discriminação e à falta de oportunidades”, comentou o presidente do Movimento LGBT dos Gerais (MGG), José Cândido de Souza Filho, o Candinho.

“Estou muito feliz e esperançoso em participar deste importante processo seletivo para pessoas trans, porque praticamente não existem oportunidades de emprego para nós que somos pessoas trans. E, por isso, minha expectativa é muito grande de mudar de vida com este curso”, comentou o Gabriel Dante, que participou da capacitação.

A sigla LGBTQIAPN+ representa a diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero, incluindo lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexos, assexuais, pansexuais, não-binários e outras identidades. O "+" ao final indica a inclusão de outras identidades que não se encaixam nas letras anteriores.