Imagem de destaque ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL - Montes Claros capacita equipes da Estratégia de Saúde da Família

14/02/2020 - 16:17
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Montes Claros, através das secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social, está promovendo um curso de capacitação para as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A ação é uma parceria do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), Conselho Tutelar da 2ª e 3ª regiões, Centro de Referência e Assistência Social (Creas ll) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O primeiro curso de capacitação e treinamento foi realizado na Unidade Básica de Saúde da Vila Atlântida.

Os treinamentos estão sendo ministrados por Flávia Silva, representante do Cerest, Jonathan Martins, conselheiro tutelar da 2ª Região, Zenaide Alves, conselheira tutelar da 3ª Região, Ronilde Rodrigues, gestora do PETI, Patricia Jabbur, coordenadora do programa de Proteção Especial, e Aline Crystiane, coordenadora do Creas ll.

Segundo Josefa Ferreira Cruz, coordenadora do Cerest de Montes Claros, “o objetivo é oferecer essa captação aos agentes de saúde para que eles possam identificar, registrar e fazer a atuação para o cumprimento de metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Além de identificar crianças e adolescentes que estão trabalhando, devem informar a eles e aos responsáveis sobre o risco e os danos a que estão suscetíveis e as consequências que podem sofrer”.

Ainda segundo a coordenadora, “é uma ação mais preventiva de sensibilização e orientação aos agentes de saúde, para que eles possam ter conhecimento, caso identifiquem alguma criança ou adolescente que esteja trabalhando. Outra informação é quanto aos acidentes. Caso aconteçam, eles deverão ser notificados e encaminhados ao Cerest para serem inseridos no sistema de informação nacional”.

De acordo com Patrícia Jabbur, coordenadora do setor de Proteção Social Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Montes Claros, “inciamos essa capacitação com as unidades básicas de saúde para melhorar a identificação e o acompanhamento dos grupos familiares em situação de trabalho infantil, contribuindo para a erradicação desta violação que traz prejuízos físicos e problemas educacionais e emocionais para as crianças e adolescentes do município de Montes Claros. Agradecemos ao ESF da vila Atlântica por receber a primeira ação desse projeto, que será replicada em âmbito municipal”.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) se baseia em um conjunto de ações que têm como finalidade a retirada de crianças e adolescentes, menores de 16 anos, do trabalho precoce. O programa, além de assegurar transferência direta de renda às famílias, oferece a inclusão das crianças e dos jovens em serviços de orientação e acompanhamento.

É assim, com honestidade e trabalho, que a cidade voltou a funcionar!