Imagem de destaque Evento chama a atenção da sociedade sobre a necessidade da erradicação do trabalho infantil

Evento chama a atenção da sociedade sobre a necessidade da erradicação do trabalho infantil

10/06/2022 - 16:22
ASCOM | Texto: Attilio Faggi | Fotos: Attilio Faggi

Na manhã desta sexta-feira, 10, foi realizado um evento no plenário da Câmara de Vereadores de Montes Claros para chamar a atenção da sociedade montes-clarense sobre um tema muito relevante: a exploração do trabalho infantil.

O dia 12 de junho foi escolhido como o Dia Mundial (e nacional também) Contra o Trabalho Infantil, uma vez que é a data em que foi apresentado o primeiro relatório global sobre trabalho infantil na Conferência Anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT) realizada em 2002, na Suíça.

Os presentes puderam assistir a um breve vídeo que exemplificou situações que configuram o trabalho infantil, o qual é valorizado, por muitos, como se caracterizasse vontade de ingressar no mercado de trabalho para ajudar financeiramente o grupo familiar, mas que, na verdade, representa uma violação dos direitos da criança e do adolescente, já que torna a criança vulnerável em diversos aspectos, a expondo a outras formas de exploração ao mesmo tempo em que a afasta da educação formal e da capacitação profissional.

A animação também ilustrou o que se deve fazer ao constatar uma situação de exploração do trabalho infantil e quais os equipamentos públicos adequados que tratam do tema tanto para prevenir essa situação como para denuncia-la e coibi-la. O evento ainda contou com uma apresentação artística de crianças atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Major Prates.