O dia 18 de maio foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em virtude do assassinato de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina de oito anos que foi abusada e morta na cidade de Vitória/ES, em 1973. Por conta disso a Prefeitura de Montes Claros, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com o Conselho Tutelar, realiza, entre 16 e 18 de maio, a Semana de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A solenidade de abertura da Semana aconteceu em frente à sede da Prefeitura de Montes Claros, no Centro, e contou com as apresentações artísticas da banda do Exército, da boneca Juquita e de Léo Megga, além de discursos de autoridades. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro, aproveitou a oportunidade para agradecer aos servidores das diversas secretarias que trabalham em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social para a erradicação do abuso de crianças e adolescentes, a exemplo das secretarias municipais de Educação e Saúde.
O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, afirmou que o poder público não pode tolerar o abuso contra crianças e adolescentes e que a Administração tem realizado seu trabalho para transformar a cidade, garantindo que as crianças de hoje tenham um futuro melhor.
A programação da Semana começa nesta terça-feira, 16, às 14 horas, no campus São Norberto da Funorte, onde acontecerá a capacitação “Manejo Clínico Epidemiológico da Criança e do Adolescente em Situação de Violência Sexual”. Também às 14 horas, só que no Sesc, acontecerá o “Encontro sobre Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: Desafios e Alternativas para a Proteção e a Promoção de Direitos”.
Na quarta-feira, 17, a programação continua com a palestra “Conselho Tutelar com os CRAS”, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Independência e Major Prates, em horários que ainda serão definidos por cada unidade. Na quinta-feira, entre 8 e 11 horas, serão realizadas visitas a escolas, levando informação como forma de prevenção. Entre 14 e 17 horas, também será realizada uma ação na Praça Dr. Carlos, para chamar a atenção da sociedade sobre o tema.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025