Imagem de destaque FAMÍLIA ACOLHEDORA - Programa da Prefeitura atende crianças em situação de vulnerabilidade

FAMÍLIA ACOLHEDORA - Programa da Prefeitura atende crianças em situação de vulnerabilidade

24/01/2022 - 16:53 | atualizado em 27/01/2022 - 16:19
ASCOM | Texto: Attilio Faggi | Fotos: Acervo Pessoal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Cabe à família cumprir a função de cuidado e proteção, principalmente na primeira infância, quando estímulos e experiências adequados impactam no desenvolvimento cognitivo linguístico e socioemocional da criança. Caso a família não seja capaz de proporcionar esse ambiente, mesmo que temporariamente, a Prefeitura de Montes Claros oferece um serviço de assistência social que acolhe a criança enquanto seu retorno não é possível, ou até que seja viabilizada sua adoção.

Chamado de Família Acolhedora, o serviço da Prefeitura consiste em pessoas da comunidade que se voluntariam para proporcionar atendimento familiar individualizado para crianças e adolescentes que foram afastados do convívio familiar pela Justiça, através de uma medida protetiva baseada no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990).

A coordenadora do serviço Família Acolhedora, da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura, Rosângela F. Amaral, conta que é realizada uma seleção rigorosa das famílias que desejam participar do programa. Segundo Rosângela, existem diversos critérios que devem ser atendidos, como a disponibilidade afetiva e a concordância de todos moradores do lar que irá receber a criança; também é realizada pelo menos uma visita à residência que irá ganhar um novo morador, pelo período de até 1 ano e meio.

Maria (nome fictício) já criou três filhos. Mesmo assim, parece que seu desejo por ser mãe ainda não se esgotou. Ela participa do programa há três anos, e já recebeu duas crianças em sua residência: uma de 5 anos, que permaneceu por 11 meses, até ser adotada; e outra de 12 anos, que ficou por um ano e retornou a sua família biológica. Com Maria e seus parentes, as crianças viveram experiências típicas de família e vivenciaram valores como o respeito aos outros membros do grupo familiar e o saber dividir.

Em Montes Claros, atualmente, 15 famílias estão aptas a receber crianças e adolescentes encaminhados pela Vara da Infância, e 7 crianças estão sendo atendidas pelo serviço. Os interessados podem se cadastrar entrando em contato pelo e-mail familiacolhedoramoc@hotmail.com ou pelo telefone do setor de Proteção Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social, o (38) 2211-3410.