Imagem de destaque FOLIA SEM ABUSO E EXPLORAÇÃO INFANTIL - Montes Claros faz passeata para combater a violação de direitos no Carnaval

FOLIA SEM ABUSO E EXPLORAÇÃO INFANTIL - Montes Claros faz passeata para combater a violação de direitos no Carnaval

24/02/2025 - 10:41
SECOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Solon Queiroz

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu na manhã dessa sexta-feira, 21, uma passeata para alertar sobre a violação de direitos no Carnaval, especialmente das crianças e adolescentes.

A passeata, sob o batuque da fanfarra da Escola Municipal Simeão Ribeiro, iniciou na Praça Dr. João Alves, passou por várias ruas centrais da cidade e terminou na Praça Dr. Chaves, contando com a participação de centenas de populares.

Também participaram da passeata representantes do GRAPPA - Grupo de Apoio à Prevenção e aos Portadores da AIDS, MGG - Movimento LGBT dos Gerais, Centro Artesanal da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Montes Claros - COMAD, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselhos Tutelares, além dos projetos Village Ativo, Corrente do Amor, Judô e Caratê contra o crime sexual, Calisto Alves, Fé e Alegria, Colégio Vila Luiza, bem como a Vara da Infância e da Juventude.

Segundo a coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), esta é uma campanha municipal de combate à exploração dos menores de idade. Para isso foi montado o bloco carnavalesco "Embaixadores do PETI",que conclama os foliões a não apoiarem e ainda denunciarem qualquer prática de trabalho infantil, pois o número de casos aumenta bastante durante o período do Carnaval,

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CREAS, é uma unidade pública que oferece serviços de apoio a famílias e pessoas em situação de risco social, trabalhando com todos os tipos de violação de direitos, como trabalho infantil, violência doméstica, negligência contra idosos e adolescentes, abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes. "Muitas pessoas, durante o período festivo, quando todos estão mais à vontade, se aproveitam, principalmente, das crianças e das mulheres. Por isto é preciso denunciar qualquer ato de assédio, seja verbal ou físico. Porque, para nós, carnaval é SIM, e assédio é NÃO", alerta o CREAS.

A defesa das crianças e das mulheres é uma ação permanente de monitoramento muito importante realizada pela Prefeitura de Montes Claros, atendendo proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) de erradicar o trabalho infantil em todas as suas formas até o final deste ano, explica a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.