A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, inaugurou na noite de terça-feira (25), na rua São José, 293 A, na Vila Guilhermina, a Residência Inclusiva Il, uma conquista fundamental para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das pessoas com deficiência em nosso município.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Guilherme Guimarães, do vice Otávio Rocha, secretários municipais, vereadores e servidores municipais
A Residência Inclusiva II vem ampliar a oferta de um ambiente acolhedor e adaptado, onde os moradores possam desenvolver sua autonomia e qualidade de vida. Além disso, os serviços ofertados em uma Residência Inclusiva buscam: Proporcionar acesso a serviços de saúde, educação e assistência social; Fomentar a convivência comunitária e a troca de experiências entre os moradores.; Combater o preconceito e promover a conscientização sobre as necessidades e direitos das pessoas com deficiência; Oferecer suporte psicológico e social para facilitar a adaptação e integração na sociedade.
“Este é, sem dúvida, um momento histórico para a assistência social de Montes Claros, uma vez que a Residência Inclusiva representa não apenas ampliação da rede de proteção social, mas também o compromisso concreto de promover a inclusão e o cuidado com aqueles que mais precisam, que são as pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, André Kevny Luiz Alves Gomes.
O prefeito Guilherme Guimarães falou do comprometimento da administração com a população mais vulnerável socialmente e elogiou os servidores do Desenvolvimento Social, que não medem esforços para garantir que todos tenham oportunidades iguais e possam viver com dignidade.
A Residência Inclusiva é um serviço da proteção social especial de alta complexidade, previsto na Resolução 109/2009 do Conselho Nacional de Assistência Social e voltado ao acolhimento de pessoas com deficiência entre 18 e 59 anos, que estejam em situação de dependência e não contem com o apoio de suas famílias. Trata-se de um direito previsto na Política Nacional de Assistência Social e reforçado pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei no 13.146/2015).
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025