Imagem de destaque INCLUSÃO E RESPEITO - Dia da Visibilidade Trans celebra conquistas e reforça a luta pelos direitos das pessoas transexuais

INCLUSÃO E RESPEITO - Dia da Visibilidade Trans celebra conquistas e reforça a luta pelos direitos das pessoas transexuais

28/01/2026 - 10:01
SECOM | Texto: Ana Karienina Amaral

Um marco na luta por dignidade, respeito e igualdade para a população trans. O Dia da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, tem sido fundamental como ferramenta de conscientização e reforço na luta pelo fim da violência, da discriminação e dos retrocessos em direitos de cidadania.

Em Montes Claros, a data será celebrada pela Prefeitura de Montes Claros com a promoção de mais uma edição do Dia da Visibilidade Trans. A realização é das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, por meio do Núcleo de Cidadania e Diversidade, do Ambulatório de Saúde Trans e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Criada em 2004, a data surgiu para dar visibilidade, respeito e reconhecimento às pessoas trans (travestis, mulheres trans e homens trans) e às suas lutas por direitos, dignidade e cidadania. Durante o evento serão levantadas discussões voltadas para o combate à transfobia, o respeito às identidades de gênero, o acesso a políticas públicas e a valorização de trajetórias e conquistas.

Na programação, além de palestras e orientações, os participantes terão acesso a serviços para o processo de retificação do nome no RG, além da disponibilização de vagas de empregos voltadas para a comunidade.

De acordo com o presidente do Movimento Gay dos Gerais (MGG), José Cândido Filho (Candinho), o evento vem se fortalecendo ao longo dos anos. “A cada edição alcançamos mais espaços. Essa data representa a luta de transexuais e travestis na defesa da garantia e ampliação de seus direitos e no combate ao preconceito”, avalia.

As ações do Dia da Visibilidade Trans serão realizadas na Casa da Cidadania, localizada na Praça Raul Soares, Centro. O evento conta também com apoio da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Associação Divina Providência e do Instituto Roseiral.