Imagem de destaque INCLUSÃO E RESPEITO - Montes Claros debate atendimento ao público LGBT

INCLUSÃO E RESPEITO - Montes Claros debate atendimento ao público LGBT

20/09/2023 - 09:31
ASCOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

O Movimento LGBTQIA+ dos Gerais (MGG), em parceria com a OAB Diversidade e apoio da Prefeitura de Montes Claros, vem realizando uma série de palestras e debates sobre Respeito à Diversidade e Direitos das Pessoas LGBTQIA+.

Nessa terça-feira, 19, na Casa da Cidadania, foi realizada uma roda de conversa, promovida pela OAB Diversidade, através do advogado Rafael Lima Gomes Ferreira, membro da Comissão de Diversidade e Gênero da 11ª Subseção da OAB/MG, com os conselheiros lotados naquela casa, dentro do objetivo de aprimorar o conhecimento dos conselheiros sobre o controle social e as demandas da população LGBTQIA+ de Montes Claros.

A roda de conversa contou ainda com a presença da coordenadora do serviço Família Acolhedora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Rosângela Amaral, e da diretora de Assistência Social e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Montes Claros (CMAS), Kenya dos Anjos Medeiros.

O advogado Rafael Lima discorreu sobre a LGBTfobia, lembrando que apesar de não ser muito conhecida, é responsável pelas mortes de muitos jovens e adolescentes no Brasil e no mundo, porque as pessoas simplesmente não aceitam outras formas de expressão e amor. “É de suma importância que cada conselheiro e conselheira faça sua parte cotidiana de conscientização, já que ninguém precisa ser LGBT para lutar contra a LGBTfobia. A participação de todos nesse debate é fundamental”, disse.

“Foi através do STF que a união estável de casais do mesmo gênero foi reconhecida. Além de autorizar as pessoas trans a retificarem seu registro civil e nome, sem necessidade de nenhuma cirurgia. Bem como decretar o fim da proibição de que homens gays, mulheres trans e travestis doassem sangue”, acrescentou o advogado.

Para o assistente social e voluntário do MGG, Willian Martins da Silva, o debate público é crucial para que as pautas se mantenham em destaque, assim como a participação da sociedade civil.

De acordo com o presidente do MGG, José Cândido de Sousa Filho, o Candinho, a Roda de Conversa faz parte da programação da Semana da Diversidade, que o MGG e a OAB Diversidade vêm promovendo. “Além diversas palestras e rodas de conversas como essa, realizamos no último domingo, 17, a 18ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+. A OAB Diversidade foi uma importante parceira, montando um estande de apoio para a comunidade LGBT, para informar sobre seus direitos”, disse Candinho.

No final da roda de debate, atendendo pedido do Movimento LGBTQIA+ dos Gerais, Kenya Medeiros anunciou que uma servidora do CadÚnico irá realizar os serviços de inscrição e atualização do cadastro da população LGBTQIA+ em vulnerabilidade social, na sala do MGG, que fica na Casa da Cidadania (praça Raul Soares).