Imagem de destaque JOVEM APRENDIZ  Parceria do Município insere jovens no mercado de trabalho

JOVEM APRENDIZ Parceria do Município insere jovens no mercado de trabalho

17/11/2023 - 10:45
ASCOM | Texto: Attilio Faggi | Fotos: Divulgação / Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A taxa de desemprego, normalmente, apresenta índices percentuais diferentes por faixa etária. Os jovens, por não ter experiências profissionais anteriores e por estarem no início de sua qualificação profissional são os mais prejudicados.

Desta forma, uma parceria entre Prefeitura de Montes Claros e uma rede de supermercados que tem cinco lojas na cidade, o Villefort Atacadista, está dando oportunidades a jovens entre 16 e 17 anos com a inserção no mercado de trabalho ao mesmo tempo em que recebem capacitação.

O setor de Qualificação Profissional, Emprego e Renda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social encaminhou 25 adolescentes cadastrados em programas sociais como o Banco de Oportunidades e o Descubra!, por exemplo, que estão realizando uma seleção para atuar como Jovem Aprendiz.

O processo seletivo consiste em entrevista, dinâmica e teste psicológico e os jovens selecionados cumprirão uma carga horária de 20 horas semanais, divididas entre empresa e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), onde receberão a capacitação adequada, e farão jus a uma remuneração de meio salário mínimo, além de outros benefícios.