Imagem de destaque JOVEM APRENDIZ - Prefeitura realiza formatura de 50 participantes do programa

JOVEM APRENDIZ - Prefeitura realiza formatura de 50 participantes do programa

14/05/2025 - 10:06
SECOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), realizou na sexta-feira, 9, a formatura de cinquenta (50) jovens aprendizes, contratados pelo Município e advindos do PETI.

A cerimônia de formatura aconteceu no Salão Social da Sociedade Rural (Clube dos Fazendeiros), no Parque de Exposições João Alencar Athayde, com a presença do prefeito Guilherme Guimarães, do vice Otávio Rocha, do secretário municipal de Desenvolvimento Social, André Kevny, e diversos servidores, além de familiares e amigos dos formandos.

Mateus, 17 anos, estava exultante durante o evento. “Estou sendo privilegiado de participar dessa quarta turma do Jovem Aprendiz. Só tenho a agradecer a Prefeitura por apoiar todos os jovens que estavam precisando neste momento. Meu muito obrigado”, agradeceu.

PROGRAMA - O Programa Jovem Aprendiz da Prefeitura de Montes Claros tem como finalidade proporcionar uma formação técnico-profissional que favoreça o ingresso no mercado de trabalho, fomentando o primeiro emprego aos jovens em vulnerabilidade social para combater o trabalho infantil, oportunizando condições favoráveis para exercer a aprendizagem profissional com todas as garantias de direitos.

O programa é uma oportunidade para jovens de famílias de baixa renda ingressarem no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que recebem capacitação e acompanhamento adequado. São atendidos jovens com idades entre 14 e 20 anos, oriundos de famílias em vulnerabilidade social, egressos do trabalho infantil e de medidas socioeducativa, com renda inferior a três salários-mínimos, que residam em Montes Claros e estejam cursando o ensino fundamental ou médio na rede pública. Os jovens foram selecionados pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros.