A violência contra a pessoa idosa é um grande problema a ser combatido na sociedade. Em suas diversas características, essa prática está presente em comportamentos que vão desde os maus-tratos até a negligência, abuso psicológico, físico e financeiro.
Para coibir esse tipo de violência, neste mês, a Prefeitura de Montes Claros está realizando uma série de ações do “Junho Violeta”, com atividades voltadas para o fortalecimento da rede de apoio de proteção aos idosos, buscando coibir a prática e incentivar as denúncias.
Somente até o mês de junho deste ano, o Disque 100 da polícia civil registrou 251 denúncias de maus-tratos a idosos em Montes Claros. Já no Conselho Municipal do Idoso foram registradas 111 denúncias no mesmo período.
Neste sábado, 14, a partir das 8h, uma grande mobilização será realizada para marcar o encerramento da campanha Junho Violeta. Quem passar pelo Centro da cidade, em frente ao Shopping Popular Mário Ribeiro, vai poder participar da programação que inclui atrações musicais, panfletagem e orientações sobre os direitos da pessoa idosa.
Em outro ponto da cidade, no bairro Maracanã, outra ação será efetivada. Também a partir das 8h, na Praça Beato Francisco Coll, a agência móvel da Copasa estará no local para prestar orientações sobre a tarifa social, benefício concedido a idosos que tenham inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025