Imagem de destaque LÁ VEM O SOL... - Curso Gratuito de Instalador de Energia Solar tem sua aula inaugural

14/03/2023 - 12:13
ASCOM | Texto: Attilio Faggi | Fotos: Fábio Marçal e Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

No dia 8 de março foi iniciado o curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, com a aula inaugural sendo realizada na sede do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG). A iniciativa é uma parceria entre Prefeitura de Montes Claros, IFNMG, Rotary International e Fundação de Desenvolvimento Cientifico, Tecnológico e Inovação do Norte de Minas (Fundetec).

O objetivo do curso, que terá duração de quatro meses, é preparar o estudante para atender a carência do mercado por profissionais com qualificação adequada para a instalação e manutenção de sistemas de energia fotovoltaica, de acordo com a legislação vigente. Para concorrer às vagas era necessário ter idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo.

O setor de Qualificação Profissional, Emprego e Renda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ficou responsável por fazer a pré-inscrição dos candidatos, que acabou com a seleção de 30 interessados, entre os mais de 300 que procuraram a Secretaria. E a alta procura identificada pode fazer com que novas turmas sejam criadas, o que está em estudo pelas instituições envolvidas.

“O IFNMG ficou responsável em ceder o espaço e o corpo docente para a realização da capacitação. A Secretaria de Desenvolvimento Social ficou responsável por realizar a seleção dos alunos, o Rotary Norte fez a doação de uma usina fotovoltaica de 10 kWp para ser utilizada nas aulas práticas do curso e a Fundetec disponibilizou materiais e instrumentos para a realização do curso”, conta a coordenadora de Qualificação Profissional, Emprego e Renda da Prefeitura, Patrícia Jabbur.