Imagem de destaque MAIO LARANJA - Montes Claros fez bonito na campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

MAIO LARANJA - Montes Claros fez bonito na campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

29/05/2024 - 13:23 | atualizado em 29/05/2024 - 13:24
ASCOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com apoio das secretarias municipais de Educação e Saúde e dos Conselhos Tutelares, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Selo Unicef, realizou ao longo de maio, Mês de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, diversas atividades da campanha “Faça Bonito”, lembrando a sociedade que a proteção à infância é uma responsabilidade de todos, além de ser um compromisso individual de cada cidadão e cidadã.

Além dos órgãos municipais, a Prefeitura contou com a parceria de diversas empresas, dentre elas a Matheus Turismo, que participou doando o transporte para que a entidade "Obra Social Maria Therésia Verméylen", da Vila Castelo Branco, pudesse levar as crianças atendidas até a abertura da Semana de Combate, que aconteceu no Parque Municipal Milton Prates, no dia 14 deste mês de maio.

Em 2019, o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, sancionou a lei que instituiu a Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, para ser realizada anualmente, sempre na semana do 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil. Portanto, é lei, em Montes Claros, uma semana de enfrentamento à exploração sexual contra crianças e adolescentes, para conscientizar a sociedade sobre os abusos sofridos pela população infantojuvenil.

“Nos últimos sete anos, graças à transparência da Prefeitura de Montes Claros, a parceria do Município com as empresas privadas da cidade aumentou significativamente. Por isso fizemos bonito na campanha 'Faça Bonito'. E não podemos deixar de agradecer a todos que contribuíram para o sucesso do 'Maio Laranja'”, comentou o secretário de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro, lembrando que o combate ao abuso contra crianças e adolescentes deve ser constante.

Confira abaixo os locais onde podem ser feitas denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes:

Disque 100

O Disque 100, chamado também de Disque Direitos Humanos, é um serviço voltado para fazer denúncias de violações de direitos humanos. Por meio desse canal é possível relatar situações de violações que acabaram de acontecer ou que ainda estão em curso. O canal funciona 24 horas, inclusive nos sábados, domingos e feriados.

Conselho Tutelar - (38) 2211-3489 ou 0800 283 8388

Uma das formas de proteger as crianças e os adolescentes é por meio do Conselho Tutelar. O órgão é acionado por meio de denúncias de violação de direitos, inclusive situações de maus-tratos e exploração sexual. O Conselho Tutelar tem como um dos objetivos garantir que os direitos desse público sejam respeitados.

Emergência policial - 190

O número 190 é disponibilizado para acionar emergência policial em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. O canal é voltado para todo o Brasil e pode ser acessado de forma gratuita. O atendimento telefônico é imediato e funciona 24 horas.