A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou na última quinta-feira (22), na sede nova Prefeitura de Montes Claros, situada na Av. Gov. Magalhães Pinto, 4000, no bairro Jaraguá, a abertura oficial da Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Montes Claros.
Devido à grande relevância do evento, já que se trata da proteção integral das crianças e adolescentes, que é um dever de todos: sociedade, família e poder público, a solenidade contou com a presença do prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, de secretários e servidores municipais, conselheiros tutelares e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre outros.
Na sexta-feira (23), a Prefeitura organizou blitz e pedágio na Praça Dr. Carlos, com distribuição de panfletos e faixas com o intuito de conscientizar a população sobre a importância desta campanha. A Lei Municipal que instituiu a Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Montes Claros foi sancionada em 2019, pelo ex-prefeito de Montes Claros, Humberto Souto. A programação passou a ser realizada anualmente, sempre na semana do 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil.
O Maio Laranja é uma campanha nacional que visa dar visibilidade e conscientizar a população sobre a luta contra o abuso e a exploração sexual infantil. A data de 18 de maio foi instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil, em memória de Araceli Cabrera Sánchez, uma menina de 8 anos que foi sequestrada, violada e assassinada em 18 de maio de 1973. A data serve para lembrar e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes, e também para sensibilizar e mobilizar a sociedade para a proteção e defesa dos direitos dessas crianças.
Disque 100
O Disque 100, chamado também de Disque Direitos Humanos, é um serviço voltado para fazer denúncias de violações de direitos humanos. Por meio desse canal é possível relatar situações de violações que acabaram de acontecer ou que ainda estão em curso. O canal funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Conselho Tutelar – (38) 2211-3489 ou 0800 283 8388
Uma das formas de proteger as crianças e os adolescentes é por meio do Conselho Tutelar. O órgão é acionado por meio de denúncias de violação de direitos, bem como por situações de maus-tratos e exploração sexual. O Conselho Tutelar tem como um dos objetivos garantir que os direitos desse público
sejam respeitados.
Emergência policial – 190
O número 190 é disponibilizado para acionar emergência policial em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. O canal é voltado para todo o Brasil e pode ser ligado de forma gratuita. O atendimento telefônico é imediato e funciona 24 horas.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025