A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está implantando o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), que é um espaço de participação dos adolescentes para discutir questões importantes para o seu desenvolvimento, com implementações de ações para levar suas reivindicações à gestão pública municipal. O projeto segue a metodologia do Selo UNICEF, que a atual administração de Montes aderiu, com o compromisso de manter prioritariamente a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência.
Nessa perspectiva, cada equipamento CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) indicará inicialmente 2 Jovens do território de abrangência (1 menino e 1 menina) para compor o NUCA. Esses jovens serão apoiados e orientados conforme a metodologia e diretrizes do Selo UNICEF por uma equipe de Mobilizadores Sociais composta pelos membros Marcelino Nascimento, Carla Graziele e Júnior Souza.
A comissão do NUCA na Secretaria de Desenvolvimento Social, representada por Bianca Maria Lopes (psicóloga), Claudenice Santos Soares e Maria Diva Abreu (assistentes sociais), auxiliará nas ações propostas junto aos adolescentes.
“O objetivo deste Núcleo de Cidadania de Adolescentes é instigar o adolescente a exercer sua cidadania, conscientizando sobre os seus direitos e deveres fundamentais”, explica a coordenadora de Proteção Social Básica da Prefeitura de Montes Claros, Heloísa Ribeiro dos Santos.
“A participação cidadã de adolescentes, além de ser uma exigência do Selo UNICEF, é um direito e um instrumento para conhecer e reivindicar outros direitos, enfrentar vulnerabilidades e superar desigualdades que afetam a sua vida”, comentou a diretora de políticas sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cida Andrade.
Aurindo Ribeiro, secretário de Desenvolvimento Social, enfatizou que o município de Montes Claros fez adesão ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), através da ação integrada de todas as suas Secretarias, determinada pela atual administração. “A intersetorialidade tem proporcionado resultados efetivos na criação de políticas públicas para as crianças e adolescentes. E a implantação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes, além de fazer parte da metodologia do selo UNICEF, é uma determinação do prefeito Humberto Souto para que o direito à liberdade, o respeito e à dignidade dos jovens sejam garantidos”, destaca.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025