Imagem de destaque Montes Claros intensifica ações para reinserir pessoas em situação de rua na sociedade

Montes Claros intensifica ações para reinserir pessoas em situação de rua na sociedade

24/09/2019 - 15:41
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Divulgação

Preconceito, exclusão, falta de acesso a serviços básicos, desemprego, migração, dependência química, situação de conflitos familiares e, sobretudo, falta de autoestima. Esses elementos fazem parte da rotina diária de grande parte das pessoas que vivem em situação de rua no país. Para amenizar o sofrimento dessa parcela da população e promover sua reinserção na sociedade, a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Montes Claros, através da coordenadoria do Setor de Proteção Social, vem desenvolvendo diversas ações para que essas pessoas não fiquem expostas em uma situação de vulnerabilidade social.

De acordo com Patrícia Jabbur, coordenadora do setor de Proteção Social, “quando falamos do trabalho da assistência social para Pessoas em Situação de Rua, não estamos nos limitando a apenas comida, espaço físico, banho, dormitórios e passagens de retorno para suas cidades. É muito mais amplo que isso. Montes Claros realiza ações para assegurar a reinserção social da população atendida e ajudamos essas pessoas a superarem a situação em que se encontram, estabelecendo um plano de futuro para elas. Um dos objetivos é a inclusão familiar, que faz com que essas pessoas resgatem a autoestima e dignidade como cidadãos”, salienta.

Segundo Greisson dos Reis, coordenador do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro POP, “dentro das ações promovidas pela Prefeitura em atenção às pessoas em situação de rua estão abordagens frequentes feitas por assistentes sociais em logradouros públicos, praças e parques do município, e que consistem em conhecer as circunstâncias destes cidadãos. É mais do que oferecer um local: é fazer com que essas pessoas sejam reinseridas na sociedade”.

O Centro POP busca realizar um acompanhamento sistemático dos atendidos por meio de equipes multidisciplinares, que contam com assistentes sociais, psicólogos e cuidadores. O objetivo principal do Centro POP é estar junto ao usuário no processo de saída das ruas, realizando encaminhamentos para serviços de saúde e educação, além de auxiliar no acesso ao trabalho, moradia, cultura, entre outros. O Centro POP é um espaço que funciona com as portas abertas, e conta com atividades coletivas e atendimentos individuais.