Imagem de destaque NÃO AO RACISMO E AO PRECONCEITO - Panfletagem marcou o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, em Montes Claros

21/03/2024 - 09:58 | atualizado em 21/03/2024 - 11:19
ASCOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Para comemorar o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial e o Dia Nacional das Tradições Africanas e Nações do Candomblé, a Prefeitura de Montes Claros, através da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e em parceria com o Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial, realizou na manhã desta quinta-feira, 21, abordagens e entrega de materiais informativos para a população. A ação aconteceu na Praça Dr. Carlos, em frente ao Shopping Popular.

O Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi proclamado pela ONU em memória das 69 pessoas mortas no chamado Massacre de Shaperville, em Joanesburgo, África do Sul, quando participavam de um protesto contra a Lei do Passe, em 21 de março de 1960. Essa Lei obrigava os negros a portarem um documento que continha, entre outras informações, os locais onde eles poderiam circular.

O fato chamou a atenção da opinião pública mundial para o apartheid - sistema de segregação racial que vigorou na África do Sul entre 1948 e 1991, no qual os direitos dos habitantes negros eram cerceados. Já o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé foi instituído em janeiro de 2023, para ser comemorado anualmente no dia 21 de março. A data coincide com o marco escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para, anualmente, instalar uma rede intercontinental de conscientização pelo Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. “Não basta não cometer racismo. É necessário ser antirracista e combater essa prática tão comum no dia a dia, mesmo se tratando de um crime. Por isso, precisamos mudar de atitudes, agindo de forma mais enérgica diante do preconceito, porque igualdade racial é pra valer”, conclamou o gestor da Coordenadoria e presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, José Gomes Filho.

“Já conquistamos muito, mas há muito a ser feito para que a igualdade racial seja efetivamente promovida. E a Administração de Montes Claros não vem medindo esforços para ajudar nesta construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro.