Imagem de destaque PELA PRIMEIRA VEZ - Montes Claros celebra neste domingo festa em homenagem ao Dia de Iemanjá

PELA PRIMEIRA VEZ - Montes Claros celebra neste domingo festa em homenagem ao Dia de Iemanjá

03/02/2023 - 11:31
ASCOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através da Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com apoio do Conselho Municipal da Igualdade Racial, da Juventude do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (JCENARAB) e das casas de religião de Matriz Africana de Montes Claros, realizará neste domingo, 5, na orla da Lagoa dos Patos, no Parque Municipal Milton Prates, a primeira festa da cidade em homenagem a Iemanjá, cujo dia é comemorado em 2 de fevereiro. O evento acontecerá das 8 ao meio-dia.

A comemoração, aberta ao público, incluirá apresentações artísticas dos membros dos terreiros de Umbanda e Candomblé, além de oferendas e procissão com andor do orixá, na orla da lagoa.

“O intuito desta manifestação é para acabar com o preconceito e a intolerância religiosa, além de ser mais uma maneira de expressar publicamente a fé e dar visibilidade às religiões de matriz africana”, comentou o responsável pela Coordenadoria de Igualdade Racial de Montes Claros e presidente do Conselho de Igualdade Racial, José Gomes Filho.

IEMANJÁ

Conhecida como a "rainha do mar, nascida das águas", seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá “Yèyé omo ejá”, que significa “Mãe cujos filhos são como peixes”. Por ser tida como a matriarca de quase todos os orixás, a divindade é
associada à maternidade e à fecundidade, sendo uma das mais cultuadas e reverenciadas pelos praticantes de religiões de matriz africana. Iemanjá também é considerada protetora dos pescadores e jangadeiros.