A Prefeitura de Montes Claros, através da Diretoria de Habitação e Cidadania da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou na noite dessa quinta-feira, 8, a formatura da primeira turma do Curso Profissionalizante de Cabeleireiro voltado para os moradores dos residenciais do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”. Além do aprendizado, a Prefeitura de Montes Claros entregou kits com secador, chapinha e escovas para os 18 alunos que concluíram o curso.
Participaram da solenidade de formatura o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos de Montes Claros, Guilherme Guimarães, o secretário de Desenvolvimento Social, Aurindo ribeiro, representantes do Senac (ofertante do curso), servidores e familiares dos alunos.
É importante destacar que mais de 1.100 vagas foram ofertadas para os moradores dos residenciais Vitória I e II, Rio do Cedro, Montes Claros, Nova Suíça, Santos Dumont, Monte Sião I, II e IV e Minas Gerais. Nos próximos dias, novas turmas serão formadas para a realização dos cursos de Informática, Maquiagem, Cabeleireiro, Confeitaria e Salgados. Os cursos terão aulas diárias com carga horária de quatro horas, nos períodos matutino e vespertino, e três horas, no período noturno. Vale destacar que a Prefeitura paga a passagem de ida e volta para os alunos assistirem as aulas.
Representando o prefeito Humberto Souto, Guilherme Guimarães disse que “o momento de qualificação é a grande oportunidade das pessoas mudarem de vida. Aproveitar os ensinamentos dos professores é o segredo do sucesso. Formar e estruturar essa turma é uma satisfação para o prefeito Humberto Souto, que sempre destaca que temos que fazer políticas públicas para mudar e melhorar a vida das pessoas”.
Em seu discurso, Aurindo Ribeiro, secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura, afirmou que “os alunos que concluíram o curso deram o primeiro passo em busca de qualificação e de uma nova oportunidade de absorver conhecimentos”.
Cleonice Rodrigues da Silva, 44 anos, mora no Residencial Minas Gerais há pouco mais de quatro anos. O filho dela, Marcos Eduardo Rodrigues, 20 anos, concluiu o curso e já está começando a dar o primeiro passo na profissão de cabeleireiro. “Quando a equipe da Prefeitura esteve em minha casa oferecendo os cursos, na hora ele aceitou fazer, por que era um sonho dele. E hoje ele começa a realizar o sonho de se qualificar. É gratificante ver a alegria dele”, conta.
A costureira Rosimar Santos da Silva, 33 anos, mora há cinco no Residencial Rio do Cedro. Ela espera “buscar uma oportunidade primeiro em um salão, para pegar novas técnicas, e, no futuro, montar meu próprio negócio”.
Sérgio Alexandre Santos Gama, 34 anos, morador do bairro Monte Sião lV, conta que fazer o curso “foi uma grande oportunidade. Além de concluir, estou ganhando um kit para iniciar os trabalhos com novas técnicas”, destaca.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025